Museu da Imagem e do Som promove fim de semana com programação infantojuvenil, videomapping e exibição de documentário seguido de debate

A programação especial “Férias no MIS” realiza neste fim de semana uma caça ao tesouro e sessões de desenho com projeção; no sábado, haverá exibição de documentário com temática LGBTQIAP+
Férias no MIS

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste final de semana (15 e 16 de julho) atividades para todas as idades. Para crianças e adolescentes, acontece a programação especial “Férias no MIS”, que traz diversas ações lúdicas e educativas, contemplando diferentes faixas etárias, durante todo o mês de julho. No sábado (15), haverá uma caça ao tesouro. Já no domingo (16), haverá sessões para realização de desenhos que serão em seguida projetados na fachada do casarão. Além da programação infantojuvenil, no sábado será exibido o documentário “Um pedaço do mundo” (2022), de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, com debate sobre “As famílias e as diversidades”. Todas as atividades são gratuitas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

 

FÉRIAS NO MIS – Vem brincar no MIS: Caça ao tesouro

Como forma de levar a história do MIS e do Casarão para o público infantil, essa atividade foi pensada para aliar conceitos de memória, patrimônio cultural material e imaterial através de uma caça ao tesouro. Por meio de informações, charadas e pistas baseadas na história do MIS, de seu acervo, e sobre imagem e som, os participantes irão seguir diferentes percursos. O objetivo é despertar a consciência histórica e refletir sobre a importância de salvaguardar a cultura local. A atividade será realizada dia 15 de julho (sábado), de 16h às 17h30, no Casarão do MIS. Serão ofertadas 15 vagas e poderão participar crianças a partir de 6 anos. A ação será conduzida pelos educadores do MIS Alisson Freitas, Carol Rodrigues, Sam Célio e Romã.

 

FÉRIAS NO MIS – Ação educativa: Video mapping no Casarão

A ação educativa de video mapping no Casarão vai oferecer aos participantes a experiência de pintar a fachada do Casarão de forma virtual, a partir do mapeamento em vídeo do espaço. Os participantes experimentarão a possibilidade de aliar imagens e texturas à tecnologia, realizando desenhos que serão, em seguida, digitalizados e projetados na entrada, gerando diferentes decorações para a casa. O momento será realizado pelos educadores do MIS Yan Belém, Viviane Lima, Carol Rodrigues e Garu Pirani.

A ação será no dia 16 de julho (domingo), de 16h às 19h30, na praça do MIS, e será conduzida pelos educadores do MIS: Yan Belém, Viviane Lima, Carol Rodrigues e Garu Pirani. As pinturas vão ocorrer das 16h às 18h, em quatro sessões de 30 minutos cada: 16h às 16h30, 16h30 às 17h, 17h às 17h30 e 17h30 às 18h. Para participar, é necessário se inscrever, e serão 30 vagas para cada sessão. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, a partir de 15h, na recepção do Anexo. Ao final das quatro sessões de desenho, as artes produzidas serão projetadas na fachada do Casarão, das 18h às 19h30. Pessoas de todas as idades podem participar.

 

Exibição do documentário “Um pedaço de mundo”, com debate sobre “As famílias e as diversidades”

O filme “Um pedaço de mundo” (75´, 2022), de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, acompanha a vida de quatro mulheres distintas, mães de pessoas LGBTQIAP+, que compartilham com o público suas vidas, seus processos de aceitação e suas experiências de maternidade, formando um mosaico plural de vivências permeadas por muitos desafios, mas também por muito amor. O documentário será exibido no dia 15 de julho (sábado), a partir das 15h, no Auditório do MIS, localizado no Casarão. Serão ofertados 60 lugares, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada na recepção do Casarão.

A partir da exibição do documentário, a roda de conversa que será realizada em seguida lançará um olhar sobre as relações entre infância e diversidade sexual e de gênero. A discussão pretende se debruçar sobre os valores e moralidades que sustentam uma normatividade hétero-cisgênero e compreender um pouco dessa experiência, ainda na infância, a partir da família. O momento conta com a participação de Victor Costa Lopes e Yandra Lôbo, com mediação de Ana Paula Braga, educadora do MIS. A ação faz parte do programa “Trair o CIStema – Tecnologias Travestigêneres”.

 

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

 

FÉRIAS NO MIS – Vem brincar no MIS: Caça ao tesouro

Data: 15 de julho (sábado)

Horário: 16h às 17h30

Local: Casarão do MIS

Podem participar: crianças a partir de 6 anos

Vagas: 15

FÉRIAS NO MIS – Ação educativa: Video mapping no Casarão

Data: 16 de julho (domingo)

Horário: 16h às 19h30

Local: Praça do MIS

Vagas: 30 por sessão

Sessões: das 16h às 18h, em quatro sessões de 30 minutos cada: 16h às 16h30, 16h30 às 17h, 17h às 17h30 e 17h30 às 18h.

Projeções na fachada: 18h às 19h30

As inscrições serão feitas por ordem de chegada, a partir de 15h, na recepção do Anexo.

Pessoas de todas as idades podem participar.

Exibição do documentário “Um pedaço de mundo”, com debate sobre “As famílias e as diversidades”

Data: 15 de julho (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do MIS
Censura livre.
Vagas: 60.
As inscrições serão realizadas por ordem de chegada na recepção do Casarão.