O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe neste sábado, dia 12 de agosto, a abertura da 5ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional de Audiovisual Infantil. Com sessão gratuita de cinema ao ar livre voltado especialmente para crianças, será exibido o longa-metragem “Pequenos Guerreiros” (2022), da diretora cearense Bárbara Cariry. O equipamento cultural também conta com duas novas exposições, Hãhãw: Arte Indigena Antirracista, e a Mostra Ocupa MIS. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
5º Cine Miau – Mostra Internacional de Audiovisual Infantil
A praça do MIS recebe neste sábado, dia 12 de agosto, a abertura da 5ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional de Audiovisual Infantil. A programação tem início às 18h30 com a discotecagem de DJ Miau. Logo em seguida, às 19h, será exibido o longa-metragem “Pequenos Guerreiros” (2022), da diretora cearense Bárbara Cariry. O filme será apresentado pela diretora e pelas atrizes Georgina Castro e Lara Ferreira.
Em “Pequenos Guerreiros”, Cosme (Bruno Goya) e Maria (Georgina Castro), acompanhados do filho Benedito (Juan Calado) e dos sobrinhos Matheuzinho (Daniel Almeida) e Bruna (Lara Ferreira), fazem uma viagem onde vão pagar uma promessa. A viagem é cheia de aventuras e de descobertas. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade e depois da aventura, Bruna, Mateuzinho e Benedito serão sempre grandes amigos.
O Cine Miau realiza exibições gratuitas em cinemas, praças, quadras de esporte, escolas públicas e outros espaços públicos, assim como também promove sessões exclusivas para escolas e projetos sociais. Ao todos, a programação conta com mais de 20 curta-metragens. O projeto ainda promove debates sobre os curtas exibidos e oficinas de cinema, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e humano de crianças.
Hãhãw – Arte Indígena Antirracista
Segue em cartaz no MIS a exposição “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”, retratando a voz e a expressão de mais de 20 artistas de etnias e contextos diversos de todo o país. As obras apresentam formas de resistências, direitos e lutas contra o racismo e genocídio sobre os povos indígenas.
A exposição conta com a participação dos seguintes artistas: Antônia Kanindé, Arissana Pataxó, Barbara Matias Kariri, Débora Anacé, Denilson Baniwa, Glicéria Tupinambá, Graciela Guarani, Gustavo Caboco, Irekran Kayapó, Juliana Xukuru, Merremii Karão Jaguaribaras, Naine Terena, Olinda Yawar Tupinambá, Paulo Karão Jaguaribaras, Rodrigo Tremembé, Vitor Tuxá, Yacunã Tuxá e Ziel Karapotó.
“Hãhãw” – Arte Indígena Antirracista” está em cartaz no andar +2 do Anexo do MIS até o dia 27 de agosto, de quarta a domingo. A visitação é gratuita.
Mostra OCUPA MIS – Multilinguagens
Também em cartaz ao longo do mês de agosto, a “Mostra OCUPA MIS – Multilinguagens” acontece em vários espaços do museu. A mostra reúne os projetos realizados por meio do edital de ocupação lançado pelo MIS em 2022, que teve como objetivo fomentar projetos colaborativos, integrados e criativos no campo da cultura, arte e tecnologia. São 18 projetos de vários artistas, com obras de construção de imagens e/ou sons que ultrapassam formatos convencionais e expressões artísticas diversas da multilinguagem, como fotografia expandida, audiovisual expandido, instalações sonoras, realidade aumentada, vídeo mapping e arte generativa. As obras da Mostra OCUPA MIS – Multilinguagens estão em cartaz em diversos espaços do museu, com programação que varia a cada semana.
No sábado (12), a sala imersiva exibe em looping as obras “Ô” (de No barraco da constância tem!), “Fome de Brazil” (de Eduardo Bruno, Aires, Alessandra Flor, Caio Victor Brito, Ziel Karapotó e Waldírio Castro) e “Dia a Dia das Galíneas” (de Gadi Bergamota). Já no domingo (13), serão exibidas as obras “Adiante” (de Inquieta Cia, Thereza Rocha e Vitor Grilo), “Disco Extrema” (de Lyna Lurex) e “Salve Iemanjá” (de Hector Isaias). Outras obras seguem diariamente em cartaz nos telões do Museu e no hall do andar -2 do Anexo.
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
5º Cine Miau – Mostra Internacional de Audiovisual Infantil
Data: 12 de agosto (sábado)
Horário: 18h30
Local: Praça do MIS
Hãhãw: Arte Indígena Antirracista
Local: andar +2 do Anexo
Funcionamento: terça a quinta-feira: 10h às 18h, com acesso até 17h30 | sexta-feira a domingo: 13h às 20h, com acesso até 19h30
Mostra OCUPA MIS – Multilinguagens
Local: Vários espaços do MIS
Funcionamento: quarta e sexta-feira: 10h às 18h, com acesso até 17h30 | sexta-feira a domingo: 13h às 20h, com acesso até 19h30
Aberto ao público