Museu da Imagem e do Som realiza show de Mona Gadelha e recebe programação do 8º Fórum Nacional de Museus

Mona Gadelha lança novo EP no sábado; 8º Fórum Nacional de Museus no MIS será de terça a sexta

O Museu da Imagem e do Som recebe nos dias 26, 28 e 29 de novembro parte da programação do 8º Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Já no sábado (30), acontece o show de Mona Gadelha na praça do MIS, às 18h30. Todos os eventos são gratuitos. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Apresentação musical “Tudo se Move 20 Anos Depois” com Mona Gadelha

O álbum “Tudo se Move”, da cantora e compositora cearense Mona Gadelha, completa 20 anos neste 2024. Foi o terceiro disco de Mona, após uma bem sucedida carreira em Fortaleza e sua mudança para São Paulo, tornando-se uma atuante artista da cena independente. Este trabalho teve a assinatura de seis produtores: Fernando Moura, Mau Sacht (1968-2004), Alvaro Fernando, Alexandre Fontanetti, Paulo Bira e o italiano Roby Colella, foi bastante elogiado pela crítica e concorreu ao Prêmio Claro de “melhor álbum de música independente” no ano de seu lançamento.

Vinte anos depois, Mona e Fernando estão lançando novos arranjos de quatro faixas do álbum: “Noturna” (Fernando Moura/Mona Gadelha), “Louca Nua” (Ricardo Cunha/Mona Gadelha), “Na Estação (A moça do metrô)” (Mona Gadelha) e “Tudo se Move” (Fernando Moura/Mona Gadelha), com participações especiais de Assucena em “Noturna”, e Moon Kenzo em “Louca Nua”.

No show de lançamento no MIS, no sábado (30), a cantora mostrará o repertório do álbum original e os novos arranjos, acompanhada por Fernando Moura (piano/teclados), clau aniz (guitarra e clarinete) e Naiara Lopes (baixo/bateria). A apresentação acontece a partir das 18h30, na praça do MIS.

As imagens que serão projetadas são assinadas pela artista visual e pesquisadora Taís Monteiro, que também assina a direção de arte da capa do EP, em que Mona usa a tecelagem e renda Cariri de Alexandre Heberte com fotografia de Luan Cardoso.

8º Fórum Nacional de Museus

Fortaleza recebe a partir desta segunda-feira (25) o 8º Fórum Nacional de Museus, com uma ampla programação que segue até a sexta-feira (29). A realização do evento é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa (re)Conexões Ceará, realizado em setembro deste ano.

De abrangência nacional, o evento é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e pelo Instituto Cultural Vale, e reunirá cerca de 1 mil participantes entre profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área, que irão construir e votar a proposta final do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035, além de consolidar as bases para a implantação de uma articulação nacional dos museus brasileiros, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira, 25 de novembro, às 18 horas, no Cineteatro São Luiz, e contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Entre as atividades programadas estão a realização do XIV Encontro Regional do Comitê de Educação e Ação Cultural para a América Latina e o Caribe (CECA LAC), do VI Seminário Internacional das Artes e seus territórios sensíveis (Siats) e da Mesa-redonda internacional “Repatriação e reparação”, que contarão com a participação de convidados internacionais.

Durante a programação do 8º Fórum Nacional de Museus, haverá o painel “Museus e museologia trans”, que apresenta discussões e práticas das transgeneridades no campo museal, na proposição de uma Museologia Transicional e/ou uma Trans Museologia. Iniciativa inédita, o painel se debruça na presença da comunidade trans na formulação de ações, pesquisas e políticas museais, valorizando a vasta produção museal da comunidade nos últimos anos. Na ocasião, uma das idealizadoras e curadoras do “Trair o Cistema”, Aires, apresenta o programa e suas ações ao longo de 1 ano e 11 meses de existência. O painel será no dia 27 de novembro, às 14h, na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFC. O “Trair o Cistema” é um programa do MIS-CE que tem como objetivo a promoção de criações artísticas, ações educativas e de pesquisa desenvolvidas por pessoas trans, travestis e não bináries. Aires é travesti, com licenciatura em Teatro, e curadora independente. Há 21 anos vem desenvolvendo trabalhos na área de arte e cultura, se experienciando como educadora, multiartista, produtora, gestora cultural e curadora independente. Idealizadora, criadora e gestora da Rede Transmuse, que reúne pessoas trans atuantes no campo museal brasileiro e se propõe a disputar o espaço museal propondo debates e reformulações ao campo. ”

A programação inclui, ainda, o Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social, o Encontro Brasileiro de Museólogos(as)(es), Estudantes e Profissionais Negros(as)(es) de Museus, além da apresentação de comunicações orais, minicursos, atividades artísticas e culturais, exposições e outras atividades que serão realizadas de forma descentralizada, ocupando diversos equipamentos culturais da cidade de Fortaleza, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Pinacoteca do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Biblioteca Estadual do Ceará e o Museu da Indústria, entre outros, e em espaços da Universidade Federal do Ceará (UFC), como a Concha Acústica, a Casa José de Alencar e o Museu de Arte da UFC (MAUC). A programação no MIS acontece nos dias 26, 28 e 29 de novembro.

Paralelamente ao Fórum, também serão realizados o Encontro de Educação Museal (EMUSE) e a Teia da Memória, que promoverá o encontro de representantes de Pontos de Memória de todo o país, cujo objetivo é promover a troca de experiências entre comunidades que trabalham com a memória.

O Fórum Nacional de Museus é um evento realizado desde 2004 e constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus e de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal. A escolha da cidade para a realização do evento se deu por votação em plenária realizada no 7º Fórum Nacional de Museus, ainda em 2017, em Porto Alegre/RS.

Mais informações e a programação completa do 8º Fórum Nacional de Museus (8º FNM) estão disponíveis no endereço https://forum.museus.gov.br/

SERVIÇO:

Apresentação musical “Tudo se Move 20 Anos Depois” com Mona Gadelha
Data: 30 de novembro, sábado
Horário: 18h às 19h30
Local: praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.

8º Fórum Nacional de Museus
Data: 25 a 29 de novembro
Local: diversos espaços (conferir programação aqui).

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.

Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.