O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe a partir desta semana uma nova exposição imersiva sobre o patrimônio arquitetônico de Fortaleza. “Do ponto ao patrimônio” ficará em cartaz diariamente na sala imersiva do MIS (confira horários de exibição) e tem entrada gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Do ponto ao patrimônio
“Do ponto ao patrimônio” é uma obra imersiva do programa Cientista Chefe da Cultura, apoiado pela Funcap. É fruto de uma iniciativa inédita no Ceará, e também pioneira no Brasil, em que equipamentos culturais que compõem o patrimônio histórico do Estado são digitalizados em alta precisão e disponibilizados para visitação virtual na plataforma DocumentaCE.
Um dos resultados desse inovador processo de digitalização são as chamadas nuvens de pontos (point clouds) que registram objetos e edificações em alta resolução tridimensional. Na obra “Do ponto ao patrimônio” essas nuvens de pontos são usadas para criar um passeio reflexivo e poético sobre o patrimônio do Ceará, propondo uma análise crítica sobre o nosso papel em preservar e valorizar nossa memória. Com direção criativa do prof. Dr. Diego Ricca (UFC), a obra nos leva a explorar de forma virtual prédios como o Cineteatro São Luiz, o Museu da Imagem e do Som, o Edifício São Pedro (demolido recentemente), entre outros.
Trata-se de uma iniciativa que reúne a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Funcap, através do Cientista Chefe, e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de outras instituições.
SERVIÇO:
Do ponto ao patrimônio
Horários de exibição:
Quartas e quintas: 16h às 18h
Sextas: 18h às 20h
Sábados e domingos: 19h às 20h
Local: sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.