Museu da Imagem e do Som recebe seminário sobre sono, sonhos e saúde mental

Realizado pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE, o VI Seminário Interfaces acontece no MIS ao longo da próxima semana

O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe na próxima semana (27/11 a 1/12) o VI Seminário Interfaces: “O sono e os sonhos: impactos na saúde mental e vida social”. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE e pelo MIS. As inscrições estão abertas (clique aqui) e seguem acontecendo ao longo do evento. O VI Interfaces abordará o papel desempenhado pelas experiências sociais na configuração da tríade sono, sonhos e saúde mental, e buscará mapear alternativas teóricas e práticas para compreender e intervir sobre modos de sofrimento mental coletivo, sobretudo, aqueles manifestos no contexto pós-pandêmico atual. A programação inclui palestras, mesas-redondas, comunicação de pesquisa em Grupos de Trabalho e lançamento de livros. O evento receberá professores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O diretor do MIS, o Prof. Dr. Silas de Paula participa como debatedor de uma das mesas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

VI Seminário Interfaces: “O sono e os sonhos: impactos na saúde mental e vida social”

Os modos de sofrimento mental coletivo foram intensificados nos últimos anos graças à sobreposição de quatro fatores: a exploração exacerbada que caracteriza o capitalismo atual, os efeitos traumáticos pós-pandêmicos, a tensão provocada pelo cenário de polarização política e a insegurança financeira. As práticas ligadas ao sono (a exemplo do sonhar) vão sendo paulatinamente minadas, quantitativa e qualitativamente. Dorme-se menos tempo um sono de pior qualidade, cuja superficialidade abriga sonhos facilmente esquecidos. São sobre essas relações que as discussões do Seminário pretendem investigar.

 

O evento receberá professores de diversas universidades brasileiras, como por exemplo, USP (São Paulo), UFBA (Bahia), UFMG (Minas Gerais), UFPE (Pernambuco), entre várias outras, além de universidades do Ceará, UFC e Unilab. Há também a presença de universidades estrangeiras, como Université Lyon 2 (França), UP (Portugal) e UNIBOL Quechua (Bolívia).

 

Na quinta-feira (30), o diretor do MIS e fotógrafo, o Prof. Dr. Silas de Paula, participa como debatedor da mesa “A linguagem onírica do fotógrafo japonês Shōji Ueda”, com Michiko Okano, da Universidade de São Paulo (USP), e mediação de Laura Tey, da Universidade Federal do Ceará (UECE).

 

Para a composição de sua programação, o Seminário Interfaces, em suas diversas edições, tem se beneficiado de Acordos de Cooperação Internacional implicando a Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Brasil, a Université Lumière Lyon 2, França; a Universidade do Porto, em Portugal; e a UNIBOL, na Bolívia. O evento articula ainda parcerias nacionais, a exemplo daquela estabelecida entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UECE e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a FACOM, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Confira abaixo a programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO – VI SEMINÁRIO INTERFACES

 

27/11 (segunda-feira) – Local: sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)

9h: Inscrições / Credenciamento

9h: Cerimônia de abertura: Hildebrando Soares Reitor da Universidade Estadual do Ceará | Silas de Paula Diretor do MIS | Kadma Marques Presidente do evento e Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional | ECINT – UECE

10h: Conferência de abertura (virtual) – Bernard Lahire (École Normale Supérieure | ENS de Lyon) – A interpretação sociológica dos sonhos.

12h: Intervalo.

13h30: Mesa Redonda 1- O sono da teoria sociológica: repensando a sociologia a partir de uma epistemologia onírica. Com Gabriel Peters (UFPE). Mediador: Geovani Jacó de Freitas (UECE). Debatedora: Mariana Mont’Alverne (UFC).

15h: Intervalo.

15h15: Mesa Redonda 2 (Virtual) – Sonhar na pandemia de Covid-19. França 2020. Com Laís Kussler (Université Lyon 2). Mediadora: Preciliana Barreto (UECE). Debatedora: Kadma Marques (UECE).

28/11 (terça-feira) – Local: virtual.

9h: Apresentação dos Grupos de Trabalho (on-line e síncrona)

Alimentação, Sono e Saúde Mental

Arte, Emoção e Saúde

14h: Apresentação dos Grupos de Trabalho

Lógica Capitalista e Efeito Dopamina

Sonho e Pensamento Utópico

29/11 (quarta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)

9h: Mesa Redonda 3 – Sonho e profecia na cultura evangélico-pentecostal no Brasil contemporâneo. Com Marcelo Camurça (UFJF). Mediador: Emanuel Freitas (UECE). Debatedora: Karla Martins (UFC).

10h15: Intervalo.

10h30: Mesa Redonda 4 – Sono, sonhos e migração: experiências em psiquiatria transcultural em Lyon e Paris. Com Jorge Santiago (Université Lyon 2 e SFU). Mediadora: Natália Monzoni (UECE). Debatedor: João Tadeu de Andrade (UECE).

12h: Intervalo.

14h: Mesa Redonda 5 – Imagens e processos de criação artística em dança-terapia: o vínculo com o autro entre adolescentes com problemas de comportamento. Com Julia-Marine Chamodon (Université Lyon 2). Mediador: Ernesto Gadelha (SECULT-CE). Debatedor: Sérgio Sobreira (UFBA).

15h30: Intervalo.

16h: Mesa Redonda 6 – O mestre dos sonhos: Winsor McCay e o sonho na história em quadrinhos. Com Gledson Ribeiro (UNILAB). Mediador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas (UFC). Debatedor: Gabriel Peters (UFPE).

30/11 (quinta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)

9h: Mesa Redonda 7 – A linguagem onírica do fotógrafo japonês Shōji Ueda. Com Michiko Okano (USP). Mediadora: Laura Tey (UECE). Debatedor: Silas de Paula (MIS).

10h15: Intervalo.

10h30: Mesa Redonda 8 – Entre sonhos e utopias. A importância das artes para a construção de um mundo melhor. Com Paula Guerra (UP). Mediadora: Gerciane Oliveira (UFERSA). Debatedora: Andréa Leão (UFC).

12h: Intervalo.

14h: Mesa Redonda 9 – O universal pelo regional. Os sonhos e as lutas da curadoria de um museu de arte. Com Carolina Ruoso (UFMG). Mediadora: Aline Albuquerque. Debatedora: Gerciane Oliveira (UFERSA)

15h30: Intervalo.

15h45: Lançamento de livro de Gerciane Oliveira (UFERSA) – “Chico da Silva: a emergência de um talento artístico”.

01/12 (sexta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)

9h: Mesa Redonda 10 – Natureza sonhada e narrativas proféticas do sertão cearense. Com Karla Martins (UFC). Mediadora: Kadma Marques (UECE). Debatedor: Marcelo Camurça (UFJF).

10h15: Intervalo.

10h30: Mesa Redonda 11 – Sonho e xamanismo: algumas lições dos mundos ameríndios. Com Elizabeth Pissolato (UFJF). Mediador: Tadeu de Andrade (UECE). Debatedor: Jorge Santiago (Université Lyon 2 e SFU).

12h: Intervalo.

13h30: Mesa Redonda 12 – Experimentalismo e cosmovisão yanomami na série “Sonhos”, da fotógrafa Claudia Andujar. Com Ana Carolina Albuquerque de Moraes (UFS). Mediador: Jorge Santiago (SFU). Debatedora: Lia Pinheiro (UECE).

14h45: Intervalo.

15h: Lançamento de livro de Hanna Limulja (UFRR) – “O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomamis”.

16h: Conferência de encerramento – O sonho a partir das cosmovisões indígenas. Leonel Cerruto (Universidad Indígena Boliviana Comunitaria Intercultural Productiva UNIBOL Quechua). Mediador: Adalberto Alencar (Fundação CEPEMA).

17h: Cerimônia de encerramento.

 

SERVIÇO:

 

VI Seminário Interfaces: “O sono e os sonhos: impactos na saúde mental e vida social”

Data: 27/11 a 1/12

Horário: 9h às 17h

Local: sala imersiva do MIS (27) / online (28) / auditório do MIS (29 a 1)

 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

 

Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.