Museu da Imagem e do Som do Ceará | MIS-CE

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) é um equipamento cultural, físico e virtual, responsável pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado, com ênfase na cultura, na antropologia, na história, na política e nas tradições populares. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O MIS-CE tem a missão de ampliar o acesso da sociedade ao acervo audiovisual, fotográfico e sonoro do Ceará, estimulando e desenvolvendo pesquisas e atividades científico-culturais, educacionais e formativas para reconhecer, preservar e difundir o patrimônio material e imaterial em consonância com o imaginário das comunidades cearenses. O espaço se fundamenta no conceito de Simpoiesis, de M. Beth Dempster, que significa “fazer com, juntos”. Uma instituição museológica democratizadora, inclusiva e polifônica, que garante direitos e acesso iguais ao patrimônio a todas as pessoas. Pensado através de diversos eixos de gestão, planejamento e monitoramento de resultados, o museu visa estimular a produção cultural no estado do Ceará, no campo da imagem e do som.

Acervo e estrutura

O acervo do MIS-CE é composto por discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações) em CDs e fitas de áudio, de rolo, cassete e microcassete. O arquivo é composto por imagens fotográficas, digitais e físicas, de Fortaleza antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e artistas populares. Ainda compõem o acervo cromos e negativos, filmes de diretores cearenses, registros de danças, festas da Cultura Tradicional Popular, além de cordéis, partituras, depoimentos de personalidades do Ceará e muitos outros objetos que contam a história do Estado, registrados em suportes audiovisuais.

A estrutura do espaço conta com laboratórios de conservação e higienização, laboratório de digitalização e restauro digital, laboratório fotográfico, reserva técnica ampla climatizada, ambiente para pesquisa e catalogação, estúdio de áudio, de mixagem e restauro de áudio, estúdio de vídeo e ilhas de edição, além de diversos espaços expositivos e pedagógicos com equipamentos digitais interativos. O museu é composto por equipamentos de última geração para cumprir todas as atividades necessárias na conservação, digitalização e restauro digital de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais.

História

Inaugurado em 1980, o Museu da Imagem e do Som do Ceará teve sua primeira sede no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), também equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 1996, após reestruturação, o museu passou a ocupar a sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410. A casa que atualmente abriga o MIS-CE possui tombamento estadual e foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha), em 1951, com arquitetura sóbria e harmoniosa, jardins e flores, além da proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto, em Portugal.

O MIS-CE passou por uma reestruturação, iniciada no ano de 2018, com a construção de um prédio anexo de cinco andares, situado ao lado do casarão, que oferece novos espaços e equipamentos de última geração, relacionados às áreas de atuação do museu. Nas cercanias, há ainda o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição, atual sede da administração estadual.

O Museu teve sua reinauguração no dia 31 de abril de 2022, com uma cerimônia de reabertura e uma programação especial estendida por duas semanas, contando com aulas, palestras, mostra de vídeos experimentais, apresentações musicais e visitas mediadas.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.