Museu Ferroviário realiza Roda de Conversa sobre restauro e conservação patrimonial nesta quarta (21)

Atividade em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico recebe responsável pelo Diagnóstico do Estado de Conservação da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe
Foto por Thiago Matine

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, pauta o tema da Roda de Conversa do Museu Ferroviário Estação João Felipe desta quarta-feira (21). Gratuita e aberta ao público, a atividade recebe o arquiteto e urbanista Frederico Barros, proprietário da empresa F Restauro, que elaborou o Diagnóstico Geral do Estado de Conservação da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe — hoje, o Complexo Cultural Estação das Artes. O Museu Ferroviário integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Com experiência superior a 30 anos em restauro, a equipe de Frederico Barros identificou rebocos, pisos, pinturas artísticas e outras marcas que contam a história da centenária Estação Ferroviária. Erguida onde antes havia um cemitério, a antiga estação foi inaugurada em 9 de junho de 1880, durante o governo de Dom Pedro II. A edificação é um patrimônio com tombamentos estadual e federal: o tombamento pelo Programa de Preservação do Patrimônio data de 24 de abril de 1980; já o tombo estadual é de 30 de outubro de 1983, pela lei 16.237.

Na Roda de Conversa com Ferroviários, Frederico Barros abordará conceitos e critérios de restauração e conservação a partir dos documentos construídos entre 2019 e 2020, um estudo preliminar minucioso para prospecção histórica no conjunto de estruturas presentes. Essa etapa antecede a execução das intervenções de engenharia nos prédios, que passaram posteriormente por requalificação arquitetônica e urbana, além de ampliação das instalações.

A Roda de Conversa com Ferroviários é uma atividade semanal do Museu Ferroviário Estação João Felipe em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC). A ação integra o Projeto Memória Viva Ferroviária, um diálogo do espaço cultural com o segmento ferroviário para transmissão de saberes.

Complexo Cultural Estação das Artes

O Complexo Cultural Estação das Artes foi inaugurado pelo Governo do Ceará em 30 de março de 2022. O local ocupa uma área de aproximadamente 67 mil m2, abrigando cinco equipamentos: Estação das Artes, Mercado AlimentaCE, Kuya – Centro de Design do Ceará, Pinacoteca do Ceará e Museu Ferroviário Estação João Felipe.

Roda de Conversa com Ferroviários – AERVC Convida Frederico Barros: projeto de restauro do Complexo Cultural Estação das Artes

 

SERVIÇO:

Quando: 21 de agosto, quarta-feira, a partir das 14h
Onde: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE)
Gratuito e aberto ao público.