O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, pauta o tema da Roda de Conversa do Museu Ferroviário Estação João Felipe desta quarta-feira (21). Gratuita e aberta ao público, a atividade recebe o arquiteto e urbanista Frederico Barros, proprietário da empresa F Restauro, que elaborou o Diagnóstico Geral do Estado de Conservação da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe — hoje, o Complexo Cultural Estação das Artes. O Museu Ferroviário integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Com experiência superior a 30 anos em restauro, a equipe de Frederico Barros identificou rebocos, pisos, pinturas artísticas e outras marcas que contam a história da centenária Estação Ferroviária. Erguida onde antes havia um cemitério, a antiga estação foi inaugurada em 9 de junho de 1880, durante o governo de Dom Pedro II. A edificação é um patrimônio com tombamentos estadual e federal: o tombamento pelo Programa de Preservação do Patrimônio data de 24 de abril de 1980; já o tombo estadual é de 30 de outubro de 1983, pela lei 16.237.
Na Roda de Conversa com Ferroviários, Frederico Barros abordará conceitos e critérios de restauração e conservação a partir dos documentos construídos entre 2019 e 2020, um estudo preliminar minucioso para prospecção histórica no conjunto de estruturas presentes. Essa etapa antecede a execução das intervenções de engenharia nos prédios, que passaram posteriormente por requalificação arquitetônica e urbana, além de ampliação das instalações.
A Roda de Conversa com Ferroviários é uma atividade semanal do Museu Ferroviário Estação João Felipe em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC). A ação integra o Projeto Memória Viva Ferroviária, um diálogo do espaço cultural com o segmento ferroviário para transmissão de saberes.
Complexo Cultural Estação das Artes
O Complexo Cultural Estação das Artes foi inaugurado pelo Governo do Ceará em 30 de março de 2022. O local ocupa uma área de aproximadamente 67 mil m2, abrigando cinco equipamentos: Estação das Artes, Mercado AlimentaCE, Kuya – Centro de Design do Ceará, Pinacoteca do Ceará e Museu Ferroviário Estação João Felipe.
Roda de Conversa com Ferroviários – AERVC Convida Frederico Barros: projeto de restauro do Complexo Cultural Estação das Artes
SERVIÇO:
Quando: 21 de agosto, quarta-feira, a partir das 14h
Onde: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE)
Gratuito e aberto ao público.