Museu Ferroviário realiza segunda edição do percurso “Café nos trilhos. Um passeio entre museus”, neste sábado (14)

Atividade inclui visitas mediadas a exposições nos museus Ferroviário e da Indústria, no Centro de Fortaleza, a partir das 14h; inscrições estão disponíveis no perfil do Museu Ferroviário no Instagram
Foto Marília Camelo

O Museu Ferroviário Estação João Felipe realiza, neste sábado (14.12), a segunda edição do percurso “Café nos trilhos. Um passeio entre museus”. A atividade é uma visita mediada às exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, e “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria, com início previsto para as 14h. O Museu Ferroviário é espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante.

A visitação é gratuita e oferece 30 vagas, com inscrições no perfil do Museu Ferroviário no Instagram. A imersão objetiva explorar o universo do café, desde sua origem na África até sua expansão por outros continentes e a chegada ao Ceará. A construção das linhas ferroviárias no estado foi essencial para facilitar o transporte dos grãos de áreas produtoras para os centros de comercialização, reduzindo custos e aumentando a competitividade do café cearense.

A primeira edição do “Café nos trilhos” foi realizada no mês passado, como parte da programação especial de aniversário de 1 ano da inauguração do Museu Ferroviário, celebrado no dia 17 de novembro.

Espetáculos teatrais

No mesmo dia, na sequência, serão apresentados, no Museu da Indústria, os espetáculos teatrais “Da fazenda à padaria” e “Estação final”. A primeira esquete tem texto assinado por Haroldo Aragão, sendo uma adaptação dramática do conto homônimo de Ângela Vasconcelos.

A trama narra a história de Otávio, um jovem talentoso do sertão de Quixeramobim, no Ceará, que sonha ser escritor e se mudar para o Rio de Janeiro. No entanto, ele enfrenta a resistência de seu pai, Adolpho, que deseja que Otávio assuma a fazenda da família. O conflito entre os desejos do filho e as expectativas do pai é intensificado pelo contexto da inauguração da Estação Ferroviária Francisco Sá, que abre novas possibilidades de viagem e conexão com a cidade de Fortaleza.

Já a peça “Estação Final”, de Cupertino Freitas, é uma adaptação dos contos “Restos de Nada” e “Estação Final” de Barbie Furtado. A narrativa se passa no sertão nordestino e explora a vida de uma família devastada pela seca: Emanuel, sua esposa Leonor e seu filho Serafim. Eles enfrentam a miséria e a fome, sem perspectivas de melhora. Quando todas as alternativas se esgotam, decidem abandonar sua casa em troca de vagas no trem para a capital, na esperança de uma vida melhor.

Serviço
“Café nos trilhos: um passeio entre museus”
Quando: sábado, 14.12
Horário: 14h às 15h30
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de maio, s/n – Centro) / Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Vagas: 30
Inscrições em @museuferroviáriojoaofelipe, no Instagram

Espetáculos teatrais
Horário: 15h30 às 16h
Esquetes “Da fazenda à padaria” e “Estação final”, com Trupe ‘Caba de Chegar
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza)