O Museu Ferroviário João Felipe é uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe itens do patrimônio ferroviário do Ceará, em suas dimensões material e imaterial, com fins socioeducativos, de pesquisa, turismo e entretenimento.
O acervo é oriundo dos objetos remanescentes do antigo Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará. A instituição funcionou de 1982 até 1999, nas antigas oficinas da Estrada do Urubu (oficinas Demosthenes Rockert), hoje avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, sob coordenação da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e com o apoio da AERVC (Associação de Engenheiros da Rede Viação Cearense).
Com a criação do Complexo Cultural Estação das Artes, o Museu Ferroviário retorna em novo projeto museal e gestão compartilhada entre a Secult Ceará, o Instituto Mirante e o apoio de um Conselho Consultivo a ser instituído com assentos para as entidades ferroviárias, IPHAN, DNIT, Transnordestina e outros parceiros estratégicos.
Valores: Gestão participativa e compartilhada do museu com o poder público, a sociedade civil e o segmento ferroviário; a democratização da informação; a promoção da reflexão crítica sobre o uso de novas tecnologias de transporte; e a acessibilidade cultural.
E-mail: [email protected] | [email protected]
Instagram e Facebook: @museuferroviariojoaofelipe
Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará
Imprensa: