No último fim de semana de junho, Estação das Artes tem São João e abertura das férias, com Festival Barulhinho Delas

Espaço recebe festa junina na sexta (28) e festival de artistas mulheres, com participação da cantora paraense Jaloo, no sábado (29)

Enquanto for junho, ainda há festejos para São João! No último fim de semana do mês, a Estação da Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – recebe mais uma edição de festa junina, com apresentações de forró pé de serra e quadrilha. A programação inclui ainda o Festival Barulhinho Delas, que entre as atrações apresenta a cantora paraense Jaloo, e o Domingo na Estação, com atividades para toda a família, feira agroecológica e música.

Na sexta (28), a partir das 18h30, a Estação das Artes terá uma celebração junina que pretende reunir os sabores da culinária tradicional de junho, trazidos pelo Mercado AlimentaCE, com o melhor do forró pé de serra. O evento integra as ações da Secult Ceará para a festividade.

No palco, o Trio Contagiante, formado por Danilo Barbosa no zabumba e voz, Raimundão do Acordeon e Zé Roberto no triângulo, promete colocar todo mundo para dançar ao som de referências como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Petrúcio Amorim e Flávio José.

A noite fica ainda mais animada com a apresentação da Quadrilha Junina Só o Mí, apoiada pela Secult por meio do edital XXIV Ceará Junino. Fundado em 1987, o grupo é uma das quadrilhas juninas mais antigas de Fortaleza e já se apresentou em diversos festivais da capital. Composta por mais de 70 moradores da região do Papicu, o coletivo expressa como a brincadeira junina utiliza-se do teatro, da dança e da música para modernizar uma tradição e fortalecer os vínculos comunitários, além de gerar emprego e renda.

Festival Barulhinho Delas reúne diferentes linguagens artísticas em ampla programação no sábado (29)

Dando início ao Estação Férias, a quinta edição do Festival Barulhinho Delas acontece no sábado (29), na Estação das Artes, das 14h às 22h. A iniciativa nasceu como uma mostra da cena da música autoral e independente da capital cearense, que se ampliou para outras linguagens artísticas. Entre as atrações confirmadas deste ano estão Jaloo, expoente da música indie e eletrônica paraense, e Teto Preto, banda brasileira de música eletrônica, jazz techno, house e darkwave.

O Festival acontece em dois palcos na Gare. No Palco Sertão, apresentam-se a DJ Manu Star; as Bgirls (dançarinas de breaking) Karolzinha e Mylena; a cantora, compositora, produtora musical e criadora de conteúdo digital Angel History; a DJ Lola García; Okun e Ana Paula Prudêncio com uma performance circense; a multiartista Mother Vênus Cabal com o espetáculo “Tecnologia Ballroom”; e a DJ Negona.

Já o Palco Mar recebe a cantora e compositora Regina Kinjo, com seu espetáculo “Kinjo – Sertão Oriente”; a performance sonora “Não existe superfície”, de Ayla Lemos, Clau Aniz, Clarisse Aires e Izma Xavier; o movimento Aterra Flecha e a banda paulista Teto Preto com o show “Fala”. A noite é encerrada com o show “MAU”, da cantora e compositora paraense Jaloo.

De 15h às 19h também acontece a mostra “Artes da Cena”, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, que conta com pintura ao vivo com Dinha Ribeiro, Merremii Karão e Amanda Nunes; retrato digital com Letícia Costa; arte capilar com Studio Negresca; lettering com Ana Cartazista e ainda a performance itinerante “Receitas para ser quem você é ou quem você quer ser”, de Mirelle Freitas, selecionada pelo edital Estação das Artes 2023.

Neste dia, o acesso à Estação será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) por pessoa. Os donativos arrecadados serão destinados ao programa “Ceará sem Fome”, do Governo do Ceará, que leva comida à mesa de cearenses em situação de vulnerabilidade.

Domingo na Estação tem programação para a toda a família

Já é tradição no Domingo na Estação a programação que diverte toda a família. A partir das 10h, os arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares recepcionam a criançada para mais uma edição da oficina de pintura infantil, desta vez com a temática “Gravura com Carimbos”. A atividade propõe uma experimentação da gravura em uma brincadeira com carimbos, em que a inventividade flui em composições impressas a partir das peças dispostas.

Às 11h é a vez de Rebeka Lúcio iniciar a contação de histórias “Entrou na História? É bom ter na memória!”, promovida em parceria com o Sesc. Para valorização da História e da memória, por meio da contação oral as crianças podem conhecer algumas personalidades cearenses, como o Bode Ioiô e José de Alencar. O momento inclui ainda uma oficina em que os participantes devem construir um jogo da memória com fotos desses personagens da Terra do Sol.

Às 12h30 acontece o show “Forró, Praia e Sertão”, fruto de parceria do Mercado AlimentaCE com o Sesc. O espetáculo faz homenagem ao forró-raiz por meio de canções autorais e clássicas, interpretadas pela Família Vilas Boas. Composto por Yayá Vilas Boas (voz), Vinícius Vilas Boas (violino e percussão) e Edinho Vilas Boas (violão e voz), o trio faz uma performance diferenciada, com violino no papel da sanfona, violão percussivo na função grave e vocais com interpretações fortes e emocionantes.

 

 

SERVIÇO

Fim de semana na Estação das Artes
Dias 28 a 30.06
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 28 a 30 de junho

Sexta, 28

Viva São João
17h às 22h – Feira Gastronômica Junina no Mercado AlimentaCE
18h30 às 21h – Forró com Trio Contagiante
21h20 às 21h55 – Quadrilha Só o Mí

Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.

Sábado, 29

Festival Barulhinho Delas*
14h às 14h20 – DJ Manu Star
14h20 às 15h – Espetáculo “Kinjo – Sertão Oriente”, com Regina Kinjo
15h às 15h20 – DJ Manu Star e Bgirls Karolzinha e Mylena
15h20 às 16h – Angel History
16h às 16h40 – Performance Sonora: “Não Existe Superfície”, com Ayla Lemos, Clau Aniz, Clarisse Aires e Izma Xavier
16h40 às 17h – DJ Lola García e Performance de Circo, com Okun e Ana Paula Prudêncio
17h às 18h – Aterra Flecha
18h às 18h20 – DJ Lola García
18h20 às 18h50 – Tecnologia Ballroom
18h50 às 19h10 – DJ Negona
19h10 às 20h – Show “Fala”, com Teto Preto
20h às 20h20 – DJ Negona
20h20 às 21h20 – Show “MAU”, com Jaloo

Artes da Cena
15h às 16h – Pintura ao vivo com Dinha Ribeiro e Merremii Karão
16h às 17h – Retrato Digital, com Letícia Costa, e Pintura ao vivo, com Amanda Nunes
16h às 18h – Studio Negresca
16h às 19h – Performance “Receitas para ser quem você é ou quem você quer ser”, com Mirelle Freitas
17h às 18h – Lettering, com Ana Cartazista

*Horários sujeitos a alterações. Mais informações: @barulhinhodelas

Acesso: Ingresso Solidário – Doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) por pessoa. As doações serão destinadas ao programa “Ceará sem Fome”, do Governo do Ceará, que leva comida à mesa de cearenses em situação de vulnerabilidade.
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 30

Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Gravura com Carimbos”, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares
11h às 12h – Contação de história “Entrou na História? É bom ter na memória!”, com Rebeka Lúcio (Parceria Sesc)
12h30 às 14h30 – Show “Forró, Praia e Sertão”, com Família Vilas Boas, no Mercado AlimentaCE (Parceria Sesc)

Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre