Nestas férias, todos os caminhos levam à Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. De 7 a 10 de dezembro, atrações como o espetáculo de dança “Um Ponto de Vista do Concreto”; as festas A Noite Mais Triste do Mundo e Voyage; e uma diversa programação infantil integram as atividades gratuitas e abertas ao público.
A Estação das Artes lança, no próximo dia 7, o programa Quinta em Cena. Todas as quintas-feiras, a partir das 19h, a programação reúne obras de artes cênicas e performances. Nesta semana, a companhia Loly Pop Urban Art apresenta o trabalho “Um Ponto de Vista do Concreto”, espetáculo de dança que dialoga com o graffiti e a poesia concreta. A montagem aborda os tensionamentos gerados pelos conflitos de território e ordens de poder.
Nos dias 14 e 21 de dezembro, outros espetáculos reforçam a programação de quinta, tais como “Flor do Deserto”, com Grupo MiraIra, “Frutacor”, de Rafaela Lima e “Sonhos”, de Léo Silva. A programação detalhada pode ser conferida no Instagram @estacaodasartes.ce.
A Noite Mais Triste do Mundo e Voyage
Nesta sexta (8), a Estação das Artes recebe novamente a festa A Noite Mais Triste do Mundo. O tema da edição é “O Natal Mais Triste do Mundo”, com show de Luiza Nobel e discotecagem de Monstrava (Carnaval no Inferno e Rádio Víbora), Lolost (Festa Crioula e Numalaje), e Peaug (DJ e artista visual). Criada em 2019, a festa desafia convenções comemorativas tradicionais ao oferecer uma seleção exclusiva de músicas tristes e nostálgicas.
“O Natal Mais Triste do Mundo” apresenta ao público um clima melancólico temperado com as celebrações de fim do ano. A cantora Luiza Nobel, que comanda o projeto Baile Preto, lançará uma música inédita durante a programação. A festa começa às 17h30.
Já no sábado (9), a festa Voyage desembarca na Gare da Estação das Artes a partir das 17h30. Projeto discotecário criado em 2019 a partir da paixão dos DJs Estácio Facó e Maarji pela sonoridade experimental e pop da década de 1980, a Voyage brinca com o imaginário retrô em uma verdadeira viagem musical divertida e dançante. Na ocasião, haverá também a participação especial da cantora Nayra Costa.
Os anos 1980, que integram o repertório da dupla de DJs, foram uma década de transformação tecnológica, cultural, social e sonora. É nesse período que a música experimenta uma revolução com o surgimento de novos gêneros e estilos, além de novas formas de consumo com a consolidação da indústria fonográfica. No Brasil, bandas como Legião Urbana, Titãs e Os Paralamas do Sucesso se tornaram ícones da juventude da época. Neste sentido, a Voyage atrai um público diverso e democrático.
Domingo na Estação
O tradicional Domingo na Estação, neste dia 10, reúne samba e atividades para toda a família. A partir das 9h, o Núcleo Educativo do Sobrado Dr. José Lourenço promove a ação Ser Criança no Sobradinho, com pintura e desenho voltados para o patrimônio e a memória do equipamento e sua relação com o Centro. A criançada poderá aproveitar brincadeiras com origami, pintura facial e pintura livre no kraft.
Das 10h às 11h, a contação de histórias fica por conta do K’Os Coletivo, também em parceria com o Sobrado. A atividade narra os contos e causos vividos no casarão antigo e apresenta um dos antigos moradores mais ilustres, o Dr. José Lourenço, médico sanitarista e político, que dá nome ao atual equipamento cultural.
A partir das 11h, o espetáculo “Entre o Coelho e a Cartola” celebra o Dia do Palhaço. Jeffersson Alves e George Henrique dão vida ao Mágico Jeffy e ao Palhaço Geoswaldo, respectivamente, uma dupla que apronta todas. Com duração aproximada de 50 minutos, a atividade é uma imersão no universo da mágica, cheio de encantos e possibilidades, onde o real e a ilusão se encontram para criar narrativas fantásticas.
Para fechar a programação, o Mercado AlimentaCE apresenta o show Samba Da Gabi Nunes a partir das 12h30. Em contato com a música desde que nasceu, Gabriela Nunes começou a cantar nas rodas de samba e choro da casa de seu avô, Guilardo Nunes, sanfoneiro e ex-integrante da Orquestra Sanfônica de Fortaleza. A partir daí, a paixão pelo gênero fez com que ela saísse das rodas em família e se consolidasse como um dos maiores nomes do samba em Fortaleza.
A programação detalhada das férias será divulgada semanalmente no Instagram @estacaodasartes.ce.
Serviço
Estação Férias
Dias 7 a 10 de dezembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Acesso gratuito
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação
Quinta-feira (7)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30
19h – Espetáculo “Um ponto de vista do concreto”, com Companhia Loly Pop Urban Art
22h – Encerramento das atividades
Classificação indicativa: 18 anos
Sexta-feira (8)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30
17h30 – A Noite Mais Triste do Mundo, com show de Luiza Nobel e discotecagem de Monstrava, Lolost e Peaug
22h – Encerramento das atividades
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (9)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30
17h30 – Festa Voyage, com DJs Estácio Facó e Maarji. Participação especial: Nayra Costa
22h – Encerramento das atividades
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (10)
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 15h
9h às 10h – Ser Criança no Sobradinho
10h às 11h – Contação de Histórias “O Sobrado – Várias Histórias”, com K’Os Coletivo
11h às 11h50 – Espetáculo “Entre o coelho e a cartola”, com Mágico Jeffy e Cia
12h30 às 14h30 – Roda de Samba, com Gabi Nunes, no Mercado AlimentaCE
Classificação indicativa: Livre