O Núcleo de Articulação Comunitária Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante promove uma semana de programação diversa e gratuita, entre segunda e sexta-feira (17 a 21/10), junto ao bairro do Moura Brasil, comunidade que fica ao lado do Complexo Cultural Estação das Artes. As ações contemplam oficina, curso, apresentação cultural e mapeamento afetivo da comunidade.

De segunda a sexta-feira (17 a 21/10), o NACA realiza o Mapeamento Afetivo Moura Brasil com o curso “Cultura e Patrimônio”, mediado por Zwanga Nyack, João Paulo e Sidarta Cabral, às 13h, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. Já de terça a quinta-feira (18 a 20/10) acontece o projeto CRIA, com uma oficina de teatro mediada por Edivaldo Batista, às 14h, na Casa da Oração (Rua do Trilho, 106 – Moura Brasil). Na sexta-feira (21), os moradores do bairro e adjacências poderão acompanhar o cortejo do Bloco do Mamão, com concentração às 16h na Praça da Estação, seguindo até o palco aberto na Praça do Muriçoca.

O NACA tem como objetivo promover a integração das equipes do Instituto Mirante e dos equipamentos culturais sob sua gestão junto à comunidade Moura Brasil e suas adjacências, para a elaboração, pactuação e execução do Plano de Articulação Comunitária e Afirmativa.

Projetos
Um dos programas do NACA é o Mapeamento Afetivo, que visa mapear associações, coletivos, lideranças e patrimônios materiais e imateriais da comunidade, a partir de um projeto de pesquisa construído de forma coletiva pelos próprios jovens do Moura Brasil. Foram selecionados(as) 20 jovens pesquisadores para a ação, com uma bolsa-auxílio de 04 meses.

O C.R.I.A é uma das linhas de ação do NACA, programa de difusão cultural e de ações criativas itinerante, buscando despertar o interesse social, promover a cultura e, consequentemente, o fortalecimento do vínculo dos moradores do Moura Brasil através de espetáculos, exposições, mostras musicais e formações.

A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, executada pelo Instituto Mirante, com parceria do Complexo Cultural Estação das Artes, da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – Sesc/Senac Panorama, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Serviço:
Núcleo de Articulação Comunitária Afirmativa – NACA

Mapeamento Afetivo Moura Brasil
Curso – Cultura e Patrimônio, com Sidarta Cabral e Zwang Nyack
Data: Segunda a sexta-feira (17 a 21/10)
Hora: 13h
Local: Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – SESC Panorama (Av. Leste Oeste – Moura Brasil)

CRIA
Oficina de Teatro | Facilitador: Edivaldo Batista
Data: Terça a quinta-feira (18 a 20/10)
Hora: 14h
Local: Casa de Oração (Rua do Trilho, 1060 – Moura Brasil)

Cortejo Bloco do Mamão + Palco Aberto
Data: Sexta-feira (21/10)
Hora: 16h às 20h
Local: Partindo da Praça da Estação (Rua Dr, João Moreira, 540 – Centro) com chegada na Praça do Muriçoca (Rua Padre Mororó, 300 – Moura Brasil)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.