Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante realiza programação ligada à diversidade e inclusão no Festival Unaé, no Cariri

Voltada à população LGBTQIAPN+, a programação inclui uma oficina e uma roda de conversa, nos dias 26, 27 e 28 de outubro
Foto: Fernanda Siebra

Um festival construído para celebrar o caldeirão cultural do Cariri, território de diversas facetas, urbano e encantado, borbulhante de arte, fé e tecnologia. Marcado para o período de 26 a 29 de outubro, o Festival Unaé – Sonhar o Cariri vai reunir atrações de diferentes linguagens, e nesta programação não poderia faltar espaço para pautas ligadas à diversidade e inclusão. E a missão está em boas mãos, por meio do Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante, que leva ao evento atividades pautadas por seus programas e projetos, nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Entre os conteúdos que serão apresentados estão os do programa Dá Teu Nome, idealizado como estratégia de articulação de coletivos e iniciativas LGBTQIAPN+ , com o objetivo de fortalecer o acesso à cultura, incentivar a difusão cultural e a promoção de direitos, tudo isso a partir dos equipamentos culturais geridos pelo Instituto Mirante.

Assim, o público do Festival Unaé poderá conhecer iniciativas como o projeto “Trair o Cis-tema” e a oficina “ATRAVECAR A CRIAÇÃO – Práticas e procedimentos Transvestigêneres”, realizados pelo Museu da Imagem e do Som; além do livreto “afluentes para corpAs trans: para a passagem e permanência de ações afirmativas de gênero”, um trabalho de Jupyra Carvalho (assistente de produção da Pinacoteca do Ceará) junto a Beijamin Aragão (ilustrações) e Jô Costa (escritos).

A agenda de atividades foi pensada especificamente para o acolhimento e a escuta da população LGBTQIAPN+, em espaços de construção e exploração artísticas. O objetivo é, a partir de uma articulação com o Centro Cultural do Cariri, com movimentos sociais e públicos diversos da região, aproveitar o Festival Unaé como plataforma de fortalecimento das políticas afirmativas construídas pelo Instituto Mirante no território.

Programação

Nos dias 26 e 27 acontece a oficina ATRAVECAR A CRIAÇÃO – Práticas e procedimentos Transvestigêneres. O primeiro dia começa com uma apresentação da proposta da oficina e do projeto “Trair o Cis-tema”, programa de ação educativa e difusão do Museu da Imagem e do Som do Ceará, tendo como objetivo a difusão de criações artísticas e pesquisas desenvolvidas por pessoas trans, travestis e não bináries.

Na sequência, será abordado o conceito de Travecametodologias, da pesquisadora Isadora Ravena, para incitar a conversa e propor um fio condutor para a análise de criações e poéticas apresentadas nos encontros. No segundo dia será investigada a ideia de fabulação e criação de ficções, seguida de leitura coletiva de tarô, a partir de uma pergunta gerada pelo grupo, com o objetivo de puxar a conversa a partir da leitura de imagens.

No dia 28, a programação se encerra com a roda de conversa Articulação com os Movimentos Sociais + Experiências e Iniciativas do Instituto Mirante com a comunidade LGBTQIA+, que irá reunir movimentos sociais, artistas e articuladores da região para discutir as estratégias adotadas pelos museus e centros culturais geridos pelo Instituto Mirante têm utilizado para construir estratégias que garantam a representação da comunidade LGBTQIAPN+ .

Na ocasião serão apresentados, além do histórico de atuação do programa Dá Teu Nome, projetos como o “Arrasa” desenvolvido pelo Centro Cultural do Cariri, que busca promover a visibilidade e o reconhecimento das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ através de expressões artísticas, conversas e atividades esportivas; e o livreto “afluentes para corpas trans: para a passagem e permanência de ações afirmativas de gênero”, trabalho coletivo de Jupyra Carvalho, Beijamin Aragão (ilustrações) e Jô Costa (escritos). A obra emerge como um convite para se pensar a importância da garantia das potências de vida e da fruição de pessoas “T” (travestis, transgênereres e não-binários) nos espaços culturais e artísticos. O livreto lança uma pergunta-chave: como podemos fazer do nosso corpo um interruptor das transfobias estruturadas?

Histórico

Na primeira edição do seminário Dá Teu Nome, em 2022, os esforços concentraram-se na promoção de um encontro para fortalecimento e troca de ideias, no qual os participantes puderam conhecer pessoas que enfrentam as mesmas lutas e desafios, e diferentes organizações do estado que militam para a garantia de seus direitos. Desse momento, derivaram a construção de um material audiovisual; uma carta aberta da população LGBTQIAPN+ à gestão pública cultural do estado do Ceará; e duas rodas formativas, uma voltada à saúde e outra ao trabalho para a população trans, travestis e não binárias.

Durante o ano de 2023, dentre as ações construídas pelo programa, estão a oficina “Gestos que Edificam a Memória”, ministrada pelas artistas dos campos da performance e da artes visuais Pedra Silva e Paula Soares, que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, no Complexo Cultural da Estação das Artes; e o 1º Cine Dá Teu Nome, uma parceria com o Festival For Rainbow de Cinema LGBTQIA+, realizado no dia 28 de setembro no Museu da Imagem e do Som do Ceará, promovendo a difusão de realizadoras trans e travestis cearenses do campo audiovisual.

Programação

> Dias 26 e 27 (quinta e sexta)
Oficina ATRAVECAR A CRIAÇÃO – Práticas e procedimentos Transvestigêneres
Das 14h às 17h, no Centro Cultural Cariri
Público-alvo: Pessoas trans, travestis e não binárias, a partir de 16 anos
Inscrição via formulário

> Dia 28 (sábado)
Articulação com os Movimentos Sociais + Experiências e Iniciativas do Instituto Mirante com a comunidade LGBTQIA+
Das 14h às 17h, na Casa da Diversidade

SERVIÇO
Programação Cultural da NUPA no Festival Unaé – Sonhar o Cariri

> Quando: 26 a 28/10
> Onde: Centro Cultural Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE) e Casa da Diversidade (R. Santa Isabel, 1615 – São Miguel, Juazeiro do Norte)
> Quem realiza: NUPA (Dá Teu Nome), Festival Unaé, Programa arrasa, Casa da Diversidade, Dreglize, Trair o Cistema (MIS), Afluentes para corpas Trans (Pinacoteca)