“O que o ferroviário apronta”: Museu Ferroviário realiza lançamento de livro de poesia sobre histórias dos trabalhadores da via férrea

Programação da primeira semana de fevereiro conta ainda com visita mediada infantil e mais uma edição do projeto Café nos trilhos
Foto: Marília Camelo

O mês de fevereiro se inicia com uma atividade literária no Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante. Na próxima quarta-feira (5), o equipamento realiza o lançamento da obra “O que ferroviário apronta” (2024, 248p.), de Geraldo Cadeira, no auditório do Metrofor. A programação é gratuita, livre e aberta ao público.
O livro resgata, em versos, contos e causos do segmento ferroviário. O autor, Geraldo Cadeira de Oliveira, trabalhou durante 15 anos nas chamadas “Oficinas do Urubu” como torneiro mecânico, profissional especializado na operação das máquinas utilizadas para moldar peças metálicas. Bacharel em Direito e Teologia, o ferroviário começou a reunir as histórias do livro em 1985, durante sua campanha para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias do Estado do Ceará. “Naquela época, eu fui em todo canto e ouvi muita coisa, até na cadeia eu fui visitar os ferroviários”, ri.
Em 2025, o ferroviário completa 70 anos e celebra a divulgação de seu primeiro livro. “Nunca tinha escrito poesia antes, só em cartas para a namorada de um amigo analfabeto”, relembra. “A poesia me ajuda, mexe com a minha cabeça. Você escuta e cria a história e depois tem que montar em versos, são duas histórias diferentes. Fazer rima me estimula demais”, adiciona.
Com o subtítulo “Dá pra rir, dá pra chorar e dá pra ter raiva”, a publicação do livro contou com o apoio da Santa Casa de Misericórdia e o valor das vendas será revertido para a instituição.

Trechos: visitas mediadas sem agendamento
Lançado em comemoração ao primeiro ano de aniversário de inauguração do Museu Ferroviários, em novembro de 2024, o projeto “Trechos” oferece visitas mediadas à exposição de longa duração sem necessidade de agendamento prévio.
Neste domingo (2) acontece a “Trechinhos”, visita mediada infantil. Com o tema “Viagem no tempo”, a atividade vai proporcionar aos pequenos uma experiência imersiva na história das ferrovias no Ceará.

De início, as crianças receberão uma maleta artesanal com um bilhete para embarcar na viagem pela mostra expositiva. A mediação abordará a evolução dos transportes, como a Maria Fumaça, e apresentará objetos importantes na história ferroviária aos pequenos.

Café nos trilhos
Já no sábado (8), acontece mais uma edição do projeto “Café nos trilhos: um passeio entre museus”. A atividade é uma visita mediada às exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, e “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria, com início previsto para 15h.
A visitação é gratuita e oferece 30 vagas, com inscrições no perfil do @museudaindustria no Instagram. A imersão objetiva explorar o universo do café, desde sua origem na África até sua expansão por outros continentes e a chegada ao Ceará. A construção das linhas ferroviárias no estado foi essencial para facilitar o transporte dos grãos de áreas produtoras para os centros de comercialização, reduzindo custos e aumentando a competitividade do café cearense.

Atendimento de pesquisa
Às quintas e sextas-feiras, a partir das 14h, está disponível agendamento para orientação de pesquisadores(as) interessados(as) na temática ferroviária. Os atendimentos são realizados por ferroviários aposentados da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), atuais consultores do Museu Ferroviário Estação João Felipe.

Serviço

Exposição: “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará”
Quarta a sábado: 12h às 20h
Domingo: 9h às 17h
(Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento do museu.)
Local: Pavilhão expositivo do Museu Ferroviário

Trechinhos, visita mediada infantil espontânea
Tema – Viagem no tempo, com Indira Sara
Domingo, 02/02/25, das 11h às 11h30
Local: Pavilhão expositivo do Museu Ferroviário

Lançamento de livro “O que ferroviário apronta” (2024, 248p.), de Geraldo Cadeira
Quarta-feira, 05/02/25, 14h às 16h (+ coffee break)
Local: Auditório do Metrofor (Acesso pelo Complexo Cultural Estação das Artes)

Café nos trilhos: um passeio entre museus
Visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria + “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário Estação João Felipe.
Sábado, 08/02/25, das 15h às 16h30
Inscrições no perfil do @museudaindustria no Instagram. 30 vagas

Atendimento de Pesquisa
Quinta e sexta: A partir das 14h
(Agende seu horário no Instagram @museuferroviariojoaofelipe)