Com uma semana repleta de atividades, o Sobrado promove diversas ações para diferentes públicos de Fortaleza. Tem a Visita Mediada – Parangolé Pano-de-Pente que propõe um momento de experimentação e ressignificação de símbolos de poder e elementos do cotidiano dos participantes da atividade, gerando, a partir das análises e discussões decorrentes, um produto artístico coletivo e colaborativo, o Parangolé Pano-de-Pente, idealizado pela artista Cláudia Quilombola.
Os Parangolés são um conjunto de obras com o propósito de serem vestidos e mudar a participação do espectador, inserindo-o como integrante de processos artísticos. Juntando-se a essa proposta, o pano de pente, fabricado em tear com cores e geometrias específicas de acordo com a sua fabricação, guardando aspectos culturais ancestrais repletos de significados e memórias. A atividade é livre e ministrada pelo núcleo educativo do Sobrado. A atividade acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de fevereiro, na Escola Municipal Moura Brasil, localizada no bairro Moura Brasil.
Tem a Oficina de Lambe-Lambe com integrantes do Mapeamento Afetivo do Campo do América. A proposta visa potencializar o diálogo entre o transmissor e o telespectador, tendo a surpresa em encontrar o lambe na rua/cotidiano – se deparar com o muro com uma frase ou mensagem que vem ao encontro às próprias práticas desenvolvidas no dia a dia das comunidade onde se promove essa prática. Utilizando referências cotidianas ou produções anteriores, como o Jornal produzido no Mapeamento Afetivo, a atividade chama atenção para as possibilidades comunicativas que a rua pode proporcionar.
O intuito da prática é mostrar a técnica urbana como uma ferramenta de partilha de ideias e reflexões, apresentando o Lambe-Lambe como potência comunicativa, expandindo o caminho da diversidade artística presente na arte urbana. O Cartaz de Rua chama a atenção para detalhes do cotidiano, como um pedaço de papel colado na rua que te avisa do show, te promete amor, divulga locação de casas e kitnets, ou te traz uma reflexão ao longo do dia. A ação é ministrada pela artista Bruna Acioly e contará com 04 (quatro) encontros nos dias 21, 22, 28 e 29 de fevereiro de 2024, no Museu da Imagem e do Som (MIS), totalizando 12 horas/aulas. Tem classificação etária de 16 anos.
Bruna Acioly é artista visual e arte educadora, graduanda em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE. Participou de Mostras e Exposições coletivas, como a Mostra Cearense de Artes Visuais no MAC, e a Exposição Costurando Enquanto o Tempo Cai, na casa Barão de Camocim. Foi contemplada com o XII Edital das Artes e o Edital Temporada de Artes Cearense (TAC), com o projeto Intradérmica, com a Produtora Banida Produções. Pela Lei Aldir Blanc, desenvolveu um trabalho coletivo para a criação da Residência Interlúdio. Teve seus trabalhos fotográficos lançados na 28o Edição da Revista Carcará, além da participação na publicação ISCA – Entre todas as palavras, pela editora Nadifúndio. Na arte urbana participou do Festival Concreto, pintura do Anexo do Museu do Ceará, CumbuCOR, Universidade em Cores (UFC), Projeto Ruela e JacuGrafitte.
Também tem o Espetáculo Rainha de Nada realizado pela Cia. de Teatro Epidemia de Bonecos. Usando o Teatro de Animação, a atividade mostra os fatos do cotidiano de um reino, onde sua Rainha é protagonista de intolerâncias, causando uma luta do povo em busca da justiça. Utiliza como fundamento cênico o teatro de bonecos popular e um mestre de cena conduz a narração, que juntamente com a musicalidade, propicia interatividade com o público.
A Cia de Teatro Epidemia de Bonecos foi criada em 1997 pela atriz Izabel Vasconcelos e pelo ator Alexandre Monteiro. A principal atividade da Companhia é a pesquisa do Teatro de Bonecos, com foco na sua utilização em cena. Com seus bonecos a Companhia já participou de Festivais e eventos de Teatro e de Cultura Popular. Nestes 21 anos de atividades foram desenvolvidas ações de circulação dos trabalhos montados pela Cia, além de atividades de Formação: Oficinas, Grupo de Estudos, Cursos, Workshop e Desmontagens dos espetáculos. O espetáculo acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, nas Escola Municipal Virgílio Távora e Escola Municipal Santa Tereza, respectivamente. A atividade é livre para todos os públicos.
Sobre o Percursos
As ações fazem parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, que tem o objetivo de promover a formação, difusão e expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Confira a programação completa:
Visita Mediada – O Parangolé pano-de-pente
Ministrante: Núcleo de Ação Educativa do Sobrado
Classificação etária: livre
Dia(s): 19 e 20 de fevereiro; das 9h30 às 11h
26 e 27 de fevereiro, das 15h30 às 17h
Local: Escola Municipal Moura Brasil – Rua Padre Mororó, 189, Moura Brasil – Fortaleza/CE
Oficina de Lambe-Lambe
Ministrante: Bruna Acioly
Classificação etária: 16 anos
Dia(s): 21, 22, 28 e 29 de fevereiro de 2024 (quartas e quintas)
Horário(s): 10h às 12h
Local: Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque – Avenida Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza/CE
Espetáculo A Rainha de Nada
Ministrante: Epidemia de Bonecos
Dia(s): 22 de fevereiro de 2024 (quinta)
Horário(s): 8h
Local: Escola Municipal Virgílio Távora
Dia(s): 23 de fevereiro de 2024 (sexta)
Horário(s): 15h
Local: Escola Municipal Santa Tereza
Serviço
Oficina de lambe-lambe, visita mediada e espetáculo de bonecos fazem parte da programação gratuita do Sobrado Dr. José Lourenço
Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154
Gratuito