Otto celebra álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” e Lorena Portela lança novo livro na Estação das Artes

Programação da semana conta ainda com tributo à banda Angra, festa Tome Batom Vermelho e show do Mestre Macaúba do Bandolim
Foto por Rafael Rocha

Fãs do cantor Otto têm encontro marcado para celebrar os 15 anos do disco “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” neste fim de semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Além do show especial, de quinta (26) a domingo (29) a programação eclética do equipamento conta com lançamento de “O Amor e Sua Fome”, novo livro de Lorena Portela, festa Tome Batom Vermelho, tributo da banda Arising Thunder ao grupo Angra, roda de choro com Macaúba do Bandolim, discotecagens, performances e atividades infantis.

Projeto Palco Aberto, da Casa de Vovó Dedé, convida Arising Thunder em tributo à Angra

A programação da semana na Estação das Artes inicia na quinta-feira (26), a partir das 18h, com discotecagem da DJ Lua Magnética. O setlist em deferência à música brasileira abre a noite para a banda Arising Thunder, convidada do Projeto Palco Aberto, promovido pela Casa de Vovó Dedé dentro do Plano Bianual CVDD.

Com performances que prometem arrepiar até os fãs mais exigentes, a Arising Thunder apresenta em “Nova Era” mais do que uma simples homenagem, buscando transcender a experiência tradicional de um cover e entregando um show que captura a essência, o poder e a emoção que fizeram do Angra um ícone do metal mundial. O repertório celebra especialmente os álbuns Rebirth e Temple of Shadows, marcos da discografia do lendário grupo.

Sexta (27) tem lançamento de novo livro de Lorena Portela e festa Tome Batom Vermelho

Cearense radicada em Londres, Lorena Portela retorna à Fortaleza para lançar seu novo livro “O Amor e Sua Fome” nesta sexta-feira (27), às 18h, no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes. Publicado em julho pela editora Todavia, o romance de extraordinária força e delicadeza captura, na passagem do tempo, os movimentos íntimos do amor e do amadurecimento, assim como os efeitos da solidão e do desamparo. O momento conta com mediação da escritora Socorro Acioli, consagrada pelos sucessos “A Cabeça do Santo” e “Oração Para Desaparecer”.

A programação contempla ainda, a partir das 20h, o projeto Tome Batom Vermelho, comandada pelo trio de DJ’s Gabriel Baquit, Isadora Capelo e Ney Filho. Com repertório recheado de brasilidades clássicas e reinventadas, músicas para cantar e dançar junto, o projeto mistura ritmos e públicos sem preconceitos para perder o fôlego de tanto dançar e borrar o batom.

Otto comemora 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” no sábado (28)

O cantor pernambucano Otto apresenta no sábado (28), às 20h, na Estação das Artes, a turnê comemorativa de 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, tido por muitos como sua grande obra-prima. Com lirismo visceral, o disco converteu em poesia os lamentos de dor e desabafos pessoais do compositor em celebradas canções pelo público, como “Crua”, “Janaína”, “6 Minutos” e “Filha”.

Na apresentação, o músico promete revisitar não apenas o álbum eternizado nas memórias de seus fãs, mas também toda sua produção, brindando o público com seus principais sucessos em shows que consistem, por si só, em experiências inigualáveis. Esta é a segunda vez de Otto na Estação das Artes: a primeira aconteceu em junho de 2023, em comemoração aos 30 anos do Manguebeat, com Iracema Bode Beat e Gilmar Bolla 8.

A abertura da noite fica por conta da DJ Chay, a partir das 18h, com o set TROPIKAOS, em homenagem vibrante ao Movimento Tropicália. Acordes de Mutantes, Caetano, Gil, Nara Leão, Tom Zé, Rita Lee e outros gigantes se encontram e cada melodia é um mergulho profundo nos clássicos que ecoam nossa história, com pitadas envolventes de psicodelia brasileira.

Neste dia, a entrada se dará mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. O acesso será por ordem de chegada, a partir das 17h, até a lotação do equipamento (1.500 pessoas). Após a ocupação total, só poderão entrar mais pessoas após a saída de outras, em respeito às medidas de segurança e visando a melhor logística do evento.

Domingo na Estação tem atividades infantis, performances e show do Mestre Macaúba do Bandolim

Como já é tradição, a criançada tem espaço garantido no Domingo na Estação (29). A partir das 10h, a programação conta com a Oficina de Pintura “Desenho de uma linha só”, mediada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares, que partem de estudos da obra do artista espanhol Pablo Picasso para propor uma experimentação da linha enquanto elemento principal do desenho.

Duas performances também integram a programação: às 12h, Lívio Pereira interpreta a montagem “Você Aceita?”, selecionada por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes. Nela, o artista provoca o público sobre o ato de aceitar ou rejeitar, instigando perguntas profundas como “o que nos leva a confiar?” e “o que tememos em nossas escolhas?”. Já às 14h, promovida em parceria com o Sesc, a performance “O Poema Sussurrado” ocupa a Gare com uma vivência de escuta, construção coletiva e declamação silenciosa da poeta Julie Oliveira.

A boa música fica por conta do Mestre Macaúba do Bandolim, a partir das 13h, que apresenta pela primeira vez na Gare seu projeto “Macaubar”. Ao recriar a atmosfera do icônico lugar cujo significado se entrelaça com a história do próprio artista, o evento reúne consagrados músicos do universo do choro, talentos da nova geração, cantoras e cantores. Aos 80 anos de vida com muita vitalidade, Mestre Macaúba continua dedilhando seu bandolim como uma valiosa contribuição na preservação do choro.

 

SERVIÇO

Semana na Estação das Artes
Dias 26 a 29.09

Quinta, 26

18h às 19h30 – DJ Lua Magnética, no Mercado AlimentaCE
20h às 21h30 – Projeto Palco Aberto convida Arising Thunder em Tributo à Angra (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 27

18h às 20h – Lançamento do livro “O Amor e Sua Fome”, de Lorena Portela. Bate-papo com Socorro Acioli e sessão de autógrafos no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará (Acessível em Libras)
20h às 22h – Tome Batom Vermelho, com DJs Gabriel Baquit, Isa Capelo e Ney Filho

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 28

18h às 19h30 – Discotecagem, com DJ Chay
20h às 21h20 – Show 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, com Otto (Acessível em Libras)

Acesso: Ingresso Solidário – 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas)
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 29

Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil “Desenho de Uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares
12h às 13h – Performance “Você Aceita?”, com Lívio Pereira
13h às 15h – Show “Revivendo o Macaubar”, com Macaúba do Bandolim (Acessível em Libras)
14h às 15h – Performance “O Poema Sussurrado”, com Julie Oliveira (Parceria Sesc)

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara