Fãs do cantor Otto têm encontro marcado para celebrar os 15 anos do disco “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” neste fim de semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Além do show especial, de quinta (26) a domingo (29) a programação eclética do equipamento conta com lançamento de “O Amor e Sua Fome”, novo livro de Lorena Portela, festa Tome Batom Vermelho, tributo da banda Arising Thunder ao grupo Angra, roda de choro com Macaúba do Bandolim, discotecagens, performances e atividades infantis.
Projeto Palco Aberto, da Casa de Vovó Dedé, convida Arising Thunder em tributo à Angra
A programação da semana na Estação das Artes inicia na quinta-feira (26), a partir das 18h, com discotecagem da DJ Lua Magnética. O setlist em deferência à música brasileira abre a noite para a banda Arising Thunder, convidada do Projeto Palco Aberto, promovido pela Casa de Vovó Dedé dentro do Plano Bianual CVDD.
Com performances que prometem arrepiar até os fãs mais exigentes, a Arising Thunder apresenta em “Nova Era” mais do que uma simples homenagem, buscando transcender a experiência tradicional de um cover e entregando um show que captura a essência, o poder e a emoção que fizeram do Angra um ícone do metal mundial. O repertório celebra especialmente os álbuns Rebirth e Temple of Shadows, marcos da discografia do lendário grupo.
Sexta (27) tem lançamento de novo livro de Lorena Portela e festa Tome Batom Vermelho
Cearense radicada em Londres, Lorena Portela retorna à Fortaleza para lançar seu novo livro “O Amor e Sua Fome” nesta sexta-feira (27), às 18h, no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes. Publicado em julho pela editora Todavia, o romance de extraordinária força e delicadeza captura, na passagem do tempo, os movimentos íntimos do amor e do amadurecimento, assim como os efeitos da solidão e do desamparo. O momento conta com mediação da escritora Socorro Acioli, consagrada pelos sucessos “A Cabeça do Santo” e “Oração Para Desaparecer”.
A programação contempla ainda, a partir das 20h, o projeto Tome Batom Vermelho, comandada pelo trio de DJ’s Gabriel Baquit, Isadora Capelo e Ney Filho. Com repertório recheado de brasilidades clássicas e reinventadas, músicas para cantar e dançar junto, o projeto mistura ritmos e públicos sem preconceitos para perder o fôlego de tanto dançar e borrar o batom.
Otto comemora 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” no sábado (28)
O cantor pernambucano Otto apresenta no sábado (28), às 20h, na Estação das Artes, a turnê comemorativa de 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, tido por muitos como sua grande obra-prima. Com lirismo visceral, o disco converteu em poesia os lamentos de dor e desabafos pessoais do compositor em celebradas canções pelo público, como “Crua”, “Janaína”, “6 Minutos” e “Filha”.
Na apresentação, o músico promete revisitar não apenas o álbum eternizado nas memórias de seus fãs, mas também toda sua produção, brindando o público com seus principais sucessos em shows que consistem, por si só, em experiências inigualáveis. Esta é a segunda vez de Otto na Estação das Artes: a primeira aconteceu em junho de 2023, em comemoração aos 30 anos do Manguebeat, com Iracema Bode Beat e Gilmar Bolla 8.
A abertura da noite fica por conta da DJ Chay, a partir das 18h, com o set TROPIKAOS, em homenagem vibrante ao Movimento Tropicália. Acordes de Mutantes, Caetano, Gil, Nara Leão, Tom Zé, Rita Lee e outros gigantes se encontram e cada melodia é um mergulho profundo nos clássicos que ecoam nossa história, com pitadas envolventes de psicodelia brasileira.
Neste dia, a entrada se dará mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. O acesso será por ordem de chegada, a partir das 17h, até a lotação do equipamento (1.500 pessoas). Após a ocupação total, só poderão entrar mais pessoas após a saída de outras, em respeito às medidas de segurança e visando a melhor logística do evento.
Domingo na Estação tem atividades infantis, performances e show do Mestre Macaúba do Bandolim
Como já é tradição, a criançada tem espaço garantido no Domingo na Estação (29). A partir das 10h, a programação conta com a Oficina de Pintura “Desenho de uma linha só”, mediada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares, que partem de estudos da obra do artista espanhol Pablo Picasso para propor uma experimentação da linha enquanto elemento principal do desenho.
Duas performances também integram a programação: às 12h, Lívio Pereira interpreta a montagem “Você Aceita?”, selecionada por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes. Nela, o artista provoca o público sobre o ato de aceitar ou rejeitar, instigando perguntas profundas como “o que nos leva a confiar?” e “o que tememos em nossas escolhas?”. Já às 14h, promovida em parceria com o Sesc, a performance “O Poema Sussurrado” ocupa a Gare com uma vivência de escuta, construção coletiva e declamação silenciosa da poeta Julie Oliveira.
A boa música fica por conta do Mestre Macaúba do Bandolim, a partir das 13h, que apresenta pela primeira vez na Gare seu projeto “Macaubar”. Ao recriar a atmosfera do icônico lugar cujo significado se entrelaça com a história do próprio artista, o evento reúne consagrados músicos do universo do choro, talentos da nova geração, cantoras e cantores. Aos 80 anos de vida com muita vitalidade, Mestre Macaúba continua dedilhando seu bandolim como uma valiosa contribuição na preservação do choro.
SERVIÇO
Semana na Estação das Artes
Dias 26 a 29.09
Quinta, 26
18h às 19h30 – DJ Lua Magnética, no Mercado AlimentaCE
20h às 21h30 – Projeto Palco Aberto convida Arising Thunder em Tributo à Angra (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 27
18h às 20h – Lançamento do livro “O Amor e Sua Fome”, de Lorena Portela. Bate-papo com Socorro Acioli e sessão de autógrafos no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará (Acessível em Libras)
20h às 22h – Tome Batom Vermelho, com DJs Gabriel Baquit, Isa Capelo e Ney Filho
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 28
18h às 19h30 – Discotecagem, com DJ Chay
20h às 21h20 – Show 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, com Otto (Acessível em Libras)
Acesso: Ingresso Solidário – 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas)
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 29
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil “Desenho de Uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares
12h às 13h – Performance “Você Aceita?”, com Lívio Pereira
13h às 15h – Show “Revivendo o Macaubar”, com Macaúba do Bandolim (Acessível em Libras)
14h às 15h – Performance “O Poema Sussurrado”, com Julie Oliveira (Parceria Sesc)
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara