“Patrimônio Cultural é Direito à Cidade?” é tema de roda de conversa promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço

A roda de conversa é gratuita e tem classificação etária a partir de 14 anos

Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza roda de conversa “Patrimônio Cultural é Direito à Cidade?” com a arquiteta Cristiellen Rodrigues. O evento acontecerá na próxima terça-feira (13/08), às 13h, na Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza.

A atividade é gratuita e tem classificação etária a partir de 14 anos. A roda de conversa propõe um momento de reflexão crítica com estudantes e professores/as em territórios periféricos sobre o patrimônio enquanto direito às cidades vivas e dinâmicas, além da apresentação de exemplos práticos do uso dos instrumentos de patrimonialização para resguardar a memória de comunidades.

A ação dialoga com um dos eixos de atuação do equipamento, o patrimônio. “O Sobrado já teve vários usos e, por isso, as marcas e formas atuais da edificação se conectam à história de seus mais diversos habitantes, ao longo do tempo, e sua relação com a cidade”, explica a coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do Sobrado, Monalisa Viana.

Ainda discutirá sobre direito à cidade propondo uma nova abordagem para reconsiderar as cidades e a urbanização, fundamentada nos princípios de justiça social, equidade, cumprimento integral dos direitos humanos, democracia local, responsabilidade ambiental e com as futuras gerações. Nesse contexto, é necessário repensar o que é patrimônio e sua capacidade de preservar a memória da vida cotidiana do território onde está inserido, debatendo sobre quem o define, sua localização, a necessidade e a forma de sua proteção.

CONHEÇA A MINISTRANTE

Arquiteta e urbanista, mediadora em educação patrimonial e mestranda em Planejamento Urbano e Direito à Cidade pela Universidade Federal do Ceará. Conselheira estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), com atuação nas comissões de Ensino e Formação (CEF) e Política Urbana e Ambiental (CEPUA). Membro do Núcleo de Estudos Raciais e Interseccionais (NERI) e pesquisadora sobre as relações étnico-raciais e
produção do espaço de Fortaleza.

CONHEÇA O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

O Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

 

SERVIÇO

“Patrimônio Cultural é Direito à Cidade?” é tema de roda de conversa promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço
Ministrante: Cristiellen Rodrigues
Dia(s): 13 de agosto de 2024 (terça-feira)
Horário: 13h
Local: EEEP Paulo Petrola – Travessa Castelo, s/n, Barra do Ceará – Fortaleza/CE
Classificação etária: 14 anos
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected]
Atividade gratuita