O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza a oficina com o tema Grafismos e pinturas indígenas: abordando a arte gráfica no Território Pitaguary, com a artista visual Merremii Karão, na comunidade indígena Pitaguary, em Pacatuba, no Ceará.
A atividade contará com a presença de 30 participantes, dividida em 02 (duas) turmas de 15 pessoas cada. Os encontros da primeira turma acontecerão no dia 20 de julho (quinta), das 13h às 17h, e no dia 21 de julho (sexta), das 10h às 17h. Já a segunda turma acontecerá no dia 27 de julho (quinta), das 10h às 17h, e no dia 28 de julho (sexta), das 10h às 17h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no link do sympla disponível na página do instagram do Sobrado.
A ação tem o intuito de pautar as expressões artísticas através dos grafismos e pinturas, partindo da memória/cosmologia e resistência dos povos indígenas Pitaguarys. A formação será na Casa de Apoio Pitaguary, localizada na Aldeia Monguba, na Rua Santa Inês, nº 600, Monguba – Pacatuba/CE e terá uma carga horária total de 20h/aula e direito a certificação.
A oficina utilizará a metodologia da história oral, trazendo as técnicas de uso dos grafismos e pinturas nos corpos e será dividida em etapas: a primeira é teórica, onde a ministrante apresentará um pouco do contexto histórico, a cultura e sua forma de utilização. A segunda é prática, onde cada participante poderá vivenciar em seus corpos e nas telas de tecido os usos.
Para a ministrante Merremii Karão, a oficina busca preservar a prática do uso dos grafismos e pinturas e a necessidade da ancestralidade para a juventude indígena. “Espero incentivar o povo indígena Pitaguary a manter e preservar essa arte existente e que possam atuar fora de suas aldeias, reeducando aqueles/as sobre a importância do uso dos grafismos e pinturas” enfatiza a ministrante.
Merremii Karão Jaguaribaras é indígena, ambientalista, agricultora, artesã, militante indígena, escritora, artista visual/plástica. É graduada em Serviço Social pela Anhanguera- UNIDERP e em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Ceará. Atualmente, é estudante do mestrado em Humanidades pela UNILAB e desenvolve trabalhos em artes visuais com o tema das linguagens ancestrais.
A diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano, celebra a parceria com o Povo Indígena Pitaguary, através da oficina de grafismos. “O Sobrado chega em mais uma cidade, Pacatuba, e em parceria com os Pitaguary, que já marcaram presença no Sobrado, potencializa essa tradição permeada pela contemporaneidade. É uma alegria trabalharmos juntos novamente e, dessa vez, com o projeto itinerante Percursos que tem passado por diversos territórios”, finaliza a diretora.
Projeto Percursos
A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Serviço
Grafismos e pinturas indígenas: Abordando a arte gráfica no Território Pitaguary
Dia(s) e horário(s): 20 de julho (quinta), das 13h às 17h e 21 de julho (sexta), o dia todo
27 de julho (quinta), das 13h às 17h e 28 de julho (sexta), o dia todo
Faixa etária: Livre
Gratuito e com certificação
Local: Casa de Apoio Pitaguary na Aldeia Monguba – Rua Santa Inês, nº 600, Monguba – Pacatuba/CE
Ponto de encontro: Escola Indígena Ita-Ara – Avenida Dr. Mendel Steinbruch, 7240, Monguba – Pacatuba/CE)
Mais informações: [email protected]
Link: Inscrição aqui