Pinacoteca do Ceará destaca atividades formativas com diálogos entre artistas e pesquisadores e ações especiais de acessibilidade na programação semanal

Nesta semana, o museu também oferece visita mediada para crianças neurodivergentes, peça de teatro em libras e exibição do documentário “A Senhora das Flechas”, sobre Claudia Andujar
Foto por Marilia Camelo

Com uma programação especial voltada à acessibilidade neste mês de setembro, a Pinacoteca do Ceará destaca, nas atividades programadas para esta semana, visitas mediadas para crianças neurodivergentes e para pessoas surdas e peça de teatro em libras. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, também realiza a oficina “Carta Céu” com Faetusa Tirzah e uma Conversa de Ateliê com a artista e o grupo Colaboratório. Além disso, Alexandre Veras apresenta a Conversa de Ateliê “Arte e Interface”, que se debruça em debater o campo de atuação em arte e tecnologia no Ceará.

Na quarta-feira (18), a Pinacoteca do Ceará inicia uma nova prática de yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”: a Hatha Flow Yoga, que combina a estrutura tradicional do Hatha Yoga com a fluidez do Vinyasa e envolve uma sequência de posturas realizadas de forma contínua e suave, coordenando movimento e respiração. A atividade será conduzida por Raquel Amapos no pátio do museu, a partir das 17h30. Voltada para todas as idades, a atividade disponibiliza até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. É preciso ter boas condições de mobilidade corporal e vir com roupas confortáveis para participar da prática, desaconselhada para gestantes.

ACESSIBILIDADE

Com foco na acessibilidade, a Pinacoteca do Ceará realiza, no sábado (21), o “Percursos em Libras – Poesia nas sombras – Arte e tecnologia”, com Eleotério Tomaz. A visita mediada temática consiste em passear pela exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, permitindo que os participantes possam explorar a visualidade produzida pelas projeções tecnológicas e por meio delas dialogar com a poesia em Libras. O percurso acontece das 16h às 17h e tem classificação indicativa de 14 anos.

No domingo, o auditório do museu recebe a performance “Vozes Silenciadas”, comandada pelas artistas Lyvia Cruz, Renata Freitas e Grace Kelly. Programada para as 16h do domingo (22), a peça teatral explora as dificuldades enfrentadas pelos surdos no interior do Ceará, abordando temas como educação, emprego, e discriminação. Baseada em relatos reais, a obra busca sensibilizar o público para as injustiças sofridas pela comunidade surda e destaca a importância de amplificar suas vozes. A classificação indicativa é de 16 anos.

ATIVIDADES INFANTIS

O museu também amplia sua programação para as crianças nesta semana. Na quinta-feira (19), às 16h, haverá uma visita mediada para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A proposta é que o público vivencie a exposição de forma livre e divertida, com a estimulação e exploração das obras de forma pessoal, respeitando os limites sensoriais de cada um.

A programação infantil continua no domingo (22), com o “Ateliê Criança Cria: Pincel Experimental”, que dialoga com a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e acontece no Ateliê 1, com o objetivo de explorar pinceis não tradicionais ampliando possibilidades de pintura, que vai ser feita em folhas de jornais. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, e é recomendada para crianças a partir de 3 anos.

OFICINAS E CONVERSA DE ATELIÊ

No sábado (21), haverá uma nova edição do “Ateliê: Laboratório de Imagem”. A partir de uma imersão na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, o objetivo da atividade é explorar as sobreposições e composições das obras fotográficas de Andujar. O público é então convidado a criar as próprias composições a partir da transferência de imagens. O Ateliê acontece das 14h às 16h e é recomendado para pessoas a partir de 16 anos. Também é obrigatório o uso de sapato fechado e calça por segurança, em razão dos materiais utilizados na atividade.

A pesquisadora e astróloga Faetusa Tirzah chega ao museu na sexta (20) para a oficina Carta Céu, atividade realizada em diálogo com sua investigação prática sobre sistemas oraculares como modos de leitura, escrita e criação de narrativas. No sábado, o público é convidado para a Conversa de Ateliê: “Colaboratório”, nome que também batiza o grupo de estudos e criações, conduzido pela artista, astróloga e oraculista curitibana Faetusa Tirzah. Entre as principais questões debatidas na atividade, marcada para 17h30, estão os esforços em compreender de que modo os oráculos podem ser operados como dispositivos de presença, escuta, fabulações e apoio a investigações e processos artísticos.

Durante a conversa, serão compartilhados os processos vivenciados por Faetusa e pelas artistas Amirita Jones, Thais de Campos, Mariana Smith, Aline Bernardi, Cinira D’alva, Curva de Ryo, Fernanda Porto, Loreta Dialla, Simone Moraes, Themis Memória, e pela curadora Valquíria Prates, durante residência artística na Casa Sônica, em Fortaleza.

O curador, professor e pesquisador Alexandre Veras também realiza a Conversa de Ateliê “Arte e Interface” com o objetivo de traçar uma linha de ação que integra pesquisa, processos formativos, experimentação e descentralização, que forjaram a criação de um campo de atuação em arte e tecnologia no Ceará. O diálogo perpassa, em diferentes momentos, os 25 anos de experiência profissional vividos em instituições culturais. A atividade, que acontece na sexta-feira (20), às 18h, no auditório da Pinacoteca do Ceará, quer ainda contribuir para a criação de um campo de atuação em arte e tecnologia em nosso estado.

No sexta (20), a equipe de arte educação convida o público para a oficina “Corpo, câmera e exposição: uma experiência em videodança com celular”, que propõe criar um ambiente tanto de reflexão quanto de criação sobre as intersecções da dança, as artes visuais e a videoarte. A atividade acontece das 15h às 18h na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e no Ateliê 3. Para participar, é preciso ter a partir de 16 anos e comparecer à recepção da Pinacoteca no dia da atividade. São ofertadas 10 vagas e não é necessário ter experiência em dança ou edição de vídeo.

DOCUMENTÁRIO SOBRE CLAUDIA ANDUJAR

Produção da diretora suíça Heidi Specogna, o documentário “A Senhora das Flechas” será exibido no domingo (22), das 11h às 12h20. A produção foi apresentada poucas vezes no Brasil: no festival “É tudo verdade” (SP) e na Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição da fotógrafa Claudia Andujar, que segue em cartaz no equipamento até dezembro.

O público também pode participar, na sexta e no sábado, a partir de 15h, das visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

 

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 18 a 22 de setembro

> Quarta-feira, 18.9

17h30 às 18h30

Yoga ao pôr do sol

Método Hatha Flow Yoga, com Raquel Amapos

Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

> Quinta-feira, 19.9

16h às 17h

Visita acessível com crianças neurodivergentes

Mediação: Juliana Ferreira, Andrea Dalveroni e Beatriz Dantas

Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

Para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos

> Sexta-feira, 20.9

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 20.9

18h

Conversa de Ateliê “Arte e Interface”

Com Alexandre Veras

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)

Classificação indicativa: livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 20.9

15h às 18h

Oficina – Corpo, câmera e exposição: uma experiência em videodança com celular

Com Janaína Bento, Liza Maria e Wallison Azevedo

Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para pessoas a partir de 16 anos

10 vagas

Acessível em Libras

> Sábado, 21.9

14h às 16h

Ateliê Laboratório de Imagem

Com Lígia Bessa e Amanda Oliveira

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Para pessoas a partir de 16 anos

Acessível em Libras

> Sábado, 21.9

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 21.9

16h às 17h

Percursos em Libras “Poesia nas sombras – Arte e tecnologia”

Com Eleotério Tomaz

Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”

Classificação indicativa: Livre

Para pessoas surdas e sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Acessível em Libras

Tradução para o Português

> Sábado, 21.9

17h30

Conversa de Ateliê: “Colaboratório”

Com Faetusa Tirzah, Amirita Jones, Thais de Campos, Mariana Smith, Aline Bernardi, Cinira D’alva, Curva de Ryo, Fernanda Porto, Loreta Dialla, Simone Moraes, Themis Memória e Valquíria Prates

Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Domingo, 22.9

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: Pincel Experimental

Mediação: Juliana Ferreira

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para crianças a partir de 3 anos

Acessível em Libras

> Domingo, 22.9

11h às 12h20

Exibição do documentário “A Senhora das Flechas”

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: 12 anos

Gratuito

> Domingo, 22.9

16h

Performance Vozes Silenciadas

Com Lyvia Cruz, Renata Freitas e Grace Kelly

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: 16 anos

Gratuito

Acessível em Português

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 30 de setembro de 2024

“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.