Foto: Lia de Paula

A Pinacoteca do Ceará lança seu primeiro Edital voltado para a seleção de projetos de Pesquisa e Criação em artes visuais, cumprindo o compromisso de ser um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão. O edital tem o objetivo de selecionar 12 artistas e/ou pesquisadores(as) interessados(as) em desenvolver um projeto de criação artística ou de pesquisa na Pinacoteca do Ceará, com cada bolsa no valor de R$ 4 mil. O período de inscrição vai de 17 a 25 de janeiro de 2023, por meio do Mapa Cultural do Ceará, na aba de download.

Confira aqui o Edital

As categorias das inscrições são: pesquisador curador; pesquisador arte-educador/acessibilidade estética, pesquisador de acervo museológico; artista local e artista regional. O edital reserva 3 vagas para pessoas proponentes autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência para os projetos de pesquisa em Arte-Educação e Acessibilidade.

Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, e desenvolvê-lo no período de 60 dias (entre 15 de fevereiro e 14 de abril), sendo os primeiros 30 dias desenvolvidos no formato presencial. Para participar da inscrição, é necessário ter 18 anos ou mais, ser residente em Fortaleza há pelo menos 2 anos (exceto para a categoria artista regional), e, no caso das categorias de artista, pesquisador(a) ou arte educador(a)/acessibilidade, experiência mínima de 5 anos na categoria escolhida, comprovada por meio de portfólio e/ou currículo.

A Pinacoteca do Ceará, museu público que pertence à Rede de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult-CE (Rece), com gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte, se constrói como espaço de reconhecimento, apoio e visibilidade a artistas cearenses e brasileiros. Por isso, os projetos inscritos no edital deverão propor ações envolvendo o acervo da Pinacoteca e as exposições em cartaz da mostra “Bonito pra Chover”, tendo como foco o estímulo à experimentação, a produção e a pesquisa em arte, observando a relação entre arte e curadoria, acervo e mediação, além de ter como objetivo oferecer um programa de desenvolvimento de projetos artísticos que dialoguem entre os vários campos das Artes Visuais, criando relações entre as áreas de atuação da Pinacoteca, construindo modos de convivência e ocupação desse equipamento cultural.

O primeiro Edital da Pinacoteca do Ceará foi construído integralmente em Linguagem Simples e Direito Visual, numa parceria com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (ÍRIS), garantindo acessibilidade e inclusão também aos processos seletivos do equipamento.

Sobre a aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial

As técnicas de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial facilitam o acesso a informações para cidadãs e cidadãos, por tornarem os documentos mais acessíveis e inclusivos. Para isso, o processo de criação do edital, realizado em paralelo pelas equipes do ÍRIS e da Pinacoteca e do Instituto Mirante, passou pelas etapas de planejamento, escrita e revisão em Linguagem Simples e seguiu para as etapas de aplicação de Direito Visual e Design Editorial.

Além da aplicação das técnicas mencionadas, que facilitam a comunicação com a população, o edital traz recursos pensados para a melhor experiência de leitura dos usuários, a exemplo de uma página de abertura convidativa e que conversa diretamente com o público-alvo do edital, um sumário clicável na versão digital e uma página com o fluxo de todo o processo, desde o período de inscrição até o resultado final. O edital segue o que propõe a Política Estadual de Linguagem Simples, instituída pela Lei Nº 18.246, de 1 de dezembro de 2022, que tem o objetivo de estimular na gestão pública uma mudança na cultura de comunicação administrativa, priorizando o foco nas cidadãs e nos cidadãos e entregando à população informações claras e compreensivas.

Serviço:
O que? Edital de Pesquisa e Criação da Pinacoteca do Ceará
Quando? Inscrições de 17 a 25 de janeiro
Onde? Oportunidades Mapa Cultural do Ceará
Confira aqui o Edital

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação: Adriana Santiago (85) 9 9998.6528
[email protected]

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.