O Dia Internacional dos Museus é celebrado nesta quinta-feira, 18 de maio, e, para marcar a data, a Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), com gestão do Instituto Mirante – participa da 21ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Até domingo (21), o público pode aproveitar uma intensa programação voltada para crianças e adultos, gratuita e acessível.
Abrindo os eventos da Semana, os Percursos Entrelaçados: Nascedouros acontecem na quinta (18), das 16h às 17h, com a proposta de navegar por obras da Mostra Bonito Pra Chover que suscitam nossas relações com água, afeto e pertencimento. A mediação será de Andrea Dalveroni e Érica Xita, com acessibilidade em Libras, e não é necessário se inscrever para participar.
Já na sexta-feira (19), inspirada pelo tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que norteia a Semana Nacional dos Museus, ocorre a atividade Ateliê do Corpo – Yoga para Iniciantes, de 17h às 18h. Destinada a pessoas a partir dos 16 anos, a ação será ministrada por Nayana Castro, que é dançarina, intérprete-criadora, arte-educadora e professora de Kundalini Yoga. São 15 vagas preenchidas por ordem de chegada.
No sábado (20), crianças de 8 a 19 anos são as convidadas do Ateliê do Corpo – Nos embalos da natureza: a dança dos quatro elementos, também com Nayana Castro. A atividade, de 16h às 17h30, propõe a expressão corporal por meio de imagens, sons e metáforas a partir dos quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. A ideia é explorar e aumentar o repertório corporal potencializando a dança de cada um com a interação de tecidos e fitas coloridas que serão manipuladas nos exercícios. Com 15 vagas disponíveis, os interessados devem se inscrever por meio de formulário disponível AQUI e nas redes sociais da Pinacoteca.
Simultaneamente, das 16h às 17h de sábado (20), os Percursos Entrelaçados: Saberes em Festa conduzirão os participantes pelo universo festivo presente na exposição “Se Arar”, pensando a arte a partir dos saberes em cores vivas das obras e trajetórias de diferentes gerações de artistas cearenses. Não é preciso se inscrever para participar. A mediação será de Fleuri Cardoso e Renata Damasceno.
Já no domingo, as atividades são voltadas para o público infantil. A primeira é o Ateliê para Bebês, de 10h às 11h, com bebês de 6 a 24 meses. Acompanhados pelos familiares, os pequenos poderão percorrer livremente um espaço pensado para que tenham autonomia para descobrir a arte através das sensorialidades. São ofertadas 20 vagas e as inscrições iniciam nesta sexta (19) por meio de formulário disponível AQUI. Com acessibilidade em Libras, a mediação será de Cris Soares e Amanda Oliveira.
No mesmo dia, a partir das 11h, a ação formativa Bonitinho Pra Chover convida as crianças de 6 a 8 anos para, orientadas por um pequeno mapa, imaginar mundos possíveis a partir da fabulação de obras das exposições da mostra Bonito Pra Chover. São 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
Fechando a programação, a ação educativa Uma história no museu: Bicho – Antonio Bandeira, com mediação de Cláudia Moreira e Janaína Bento, começa às 16h. A atividade lúdica faz uso da contação de histórias em que o enredo é composto pelo imaginário das crianças e pelas informações das obras e artistas que fazem parte das exposições. As 15 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará na 21ª Semana Nacional de Museus
> Quinta-feira, 18.05
Percursos Entrelaçados: Nascedouros
16h às 17h
Mediação: Andrea Dalveroni e Érica Xita
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 19.05
Ateliê do Corpo – Yoga para Iniciantes
17h às 18h
Com Nayana Castro
Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
Acessível em Libras
15 vagas > Inscrições por ordem de chegada
> Sábado 20.05
Percursos Entrelaçados: Saberes em Festa
16h às 17h
Mediação: Fleuri Cardoso e Renata Damasceno
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
15 vagas > Inscrições por ordem de chegada
Ateliê do Corpo: Nos embalos da natureza: a dança dos quatro elementos
com Nayana Castro
16h às 17h30
Classificação indicativa: Crianças de 8 a 10 anos
15 vagas > Inscrições AQUI
> Domingo, 21.05
Ação Formativa com Crianças – Ateliê para Bebês
10h às 11h
Mediação: Amanda Oliveira e Cris Soares
Classificação Indicativa: bebês 6 a 24 meses
Acessível em Libras
20 vagas > Inscrições AQUI
Ação Formativa com Crianças – Bonitinho Pra Chover
11h às 12h
Espa: Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: Crianças de 6 a 8 anos
Mediação: Wallison Azevedo e Larissa Ribeiro
15 vagas > Inscrições por ordem de chegada
Ação Formativa com Crianças – Uma história no museu: Bicho –
Antônio Bandeira
16h às 17h
Mediação: Cláudia Moreira e Janaina Bento
Classificação Indicativa: 6 a 8 anos
Acessível em Libras
15 vagas > Inscrições por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”. Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.