Foto: Lia de Paula

A Pinacoteca do Ceará, museu público que vem atender a uma demanda de cerca de 80 anos no campo das artes visuais do Ceará, vai realizar no dia 8 de novembro, a partir das 14h, na Sala Imersiva do Museu da Imagem do Som do Ceará (MIS-CE), uma conversa aberta com o tema “Pinacoteca do Ceará: que museu desejamos realizar?”. A Pinacoteca do Ceará faz parte da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Mirante, após investimento do Governo do Estado do Ceará.

Acesse aqui as inscrições
Acesse aqui a Transmissão (disponível no dia 08 de novembro)

Na conversa aberta, estarão presentes nomes importantes do cenário nacional no campo das artes visuais, a fim de ajudar, a partir da sua trajetória em relação com outras instituições museológicas e artísticas. São eles:

– Jochen Volz – curador, historiador da arte e diretor geral da Pinacoteca de São Paulo. Foi diretor de Programação da Serpentine Gallerie em Londres, diretor artístico do Instituto Inhotim, Minas Gerais e curador do Portikus, em Frankfurt, Alemanha;
– Sandra Benites – pesquisadora e ativista Guarani foi a primeira curadora indígena em um grande museu brasileiro, entre os anos de 2019 e 2022. Atua como antropóloga, curadora independente de arte e educadora;
– Samantha Moreira – coordenadora do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, uma organização da sociedade civil que realiza e fomenta pesquisas, projetos e experimentações no campo das artes;
– Gleyce Heitor – educadora, pesquisadora e museóloga, atual diretora de Educação e Pesquisa no Instituto Francisco Brennand e consultora do Plano Museológico da Pinacoteca do Ceará.

Participam ainda: Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará; Lara Vieira, presidente do Instituto Mirante; Rian Fontenele, diretor da Pinacoteca do Ceará; e Jéssica Ohara, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará.

Plano Museológico

A Conversa tem o objetivo de instituir um diálogo com a comunidade artística em torno da sua implementação e do Plano Museológico, em fase inicial de elaboração, com prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2023. Considerado o instrumento estratégico para a gestão de museus, o plano é obrigatório a partir do Estatuto dos Museus (Lei 11.904/2009). A lei estabelece como dever de todos os museus brasileiros sua elaboração e atualização, além de decidir a competência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para subsidiar tecnicamente estes equipamentos culturais sobre o assunto.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas por este link e acontecem de 1 a 8 de novembro, até antes do evento, com vagas presenciais limitadas à capacidade do espaço. A conversa também será transmitida pelo canal do Youtube da Pinacoteca do Ceará com tecnologia para oferecer a melhor experiência digital possível aos participantes, assim como monitorar perguntas e interações no chat da transmissão. Para a emissão de certificado de participação, a inscrição online é obrigatória.

Patrimônio
A Pinacoteca do Ceará está localizada nos antigos galpões da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) com uma estrutura especializada para salvaguardar o acervo do Estado do Ceará. O equipamento, sediado em um prédio datado de 1880, tombado pelo estado em 2004 e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE), teve as instalações totalmente construídas, mas manteve a estrutura histórica preservada. As obras civis estão terminadas, restando agora os arremates e acabamentos, além da instalação dos equipamentos de infraestrutura e mobiliário.

SERVIÇO:
O que: Conversa aberta “Pinacoteca do Ceará: que museu desejamos realizar?”
Quando: 8 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Sala Imersiva do Museu da Imagem do Som (MIS) – Av. Barão de Studart, 410 – Meireles.
Informações: [email protected]
Acesse aqui as inscrições
Acesse aqui a Transmissão

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.