Mergulhar na cultura digital, em um percurso guiado por Whatsapp, por meio da exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Experimentar colagens e sobreposições como a fotógrafa Claudia Andujar. Imergir no universo de amores e afetos de Aldemir Martins e Antonio Bandeira. Na terceira semana de férias, a Pinacoteca do Ceará destaca, em sua programação, o convite à experimentação durante as visitas às exposições em cartaz para públicos de diferentes idades.
O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, funciona de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 9h às 17h.
O “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartas à Flamboiã” dá início à programação semanal no museu. A atividade, que acontece na quinta-feira (18), das 16h às 18h, propõe um diálogo sobre todos os amores e afetos que atravessam o cotidiano, seja por pessoas, lugares ou até mesmo objetos. O percurso aborda também a trajetória dos artistas Aldemir Martins e Antonio Bandeira, ativando as discussões sobre todo o sentimento que os artistas nutriam por suas amizades, pela cidade e pelas histórias que construíram aqui. Ao final, os visitantes vão até o Ateliê 2 para escrever cartas de amor que se misturam às pinturas que serão feitas de árvores Flamboiã. A atividade é voltada para o público idoso.
Na sexta-feira (19) e no sábado (20), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover”, além das exposições “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
O “Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código” faz um convite para explorar a cultura digital e como ela se entrelaça com os meios de comunicação digital. A visita temática acontece no sábado (20), das 16h às 17h, na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Na recepção do museu, haverá um QR Code que dará acesso a um grupo temporário no WhatsApp. Por meio das mensagens ao vivo da educadora Andrea Dalveroni, os participantes serão levados a uma visita imersiva na mostra. Eles ainda poderão comunicar-se entre si com mensagens, jogos e outras atividades.
O Ateliê Criança Cria acontece no domingo (21). “Cores e formas: autorretratos” convida a criançada para produzir obras de autorretratos com sobreposições, a exemplo do que fez a artista e fotógrafa Claudia Andujar em seus trabalhos. A atividade será feita a partir da formação de colagens e retratos no papel celofane. Com mediação de Lígia Bessa e Beatriz Gurgel, a atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h pela manhã, e das 15h às 16h durante a tarde, voltada para crianças a partir de 3 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 18 a 21 de julho
> Quinta-feira, 18.7
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartas à Flamboiã
Mediação: Juliana Ferreira
Onde: Exposições No lápis da vida não tem borracha e Amar se aprende amando e Ateliê 2
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas idosas
> Sexta-feira, 19.7
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 20.7
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 20.7
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código
Onde: Exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Mediação: Andrea Dalveroni
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 21.7
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria – Cores e formas: autorretratos
Mediação: Lígia Bessa e Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.