O Núcleo de Articulação Comunitária Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante realiza mais uma grade de atividades culturais gratuitas e abertas ao público, ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira (23 a 27/01). Vai rolar oficinas de dança, contação de história e Mapeamento Afetivo.

Nesta quarta-feira (25/01), às 17h, vai rolar concentração na Praça da Estação das Artes para curtir a aula aberta e cypher (batalha de dança) com o coletivo Maré House. O grupo trabalha pesquisa e inquietação em torno das culturas de danças afro-diaspóricas como o House, o Funky e o Hip Hop. Já para a galera que gosta de um reggae, terá o aulão gratuito de Introdução ao Reggae Lento e A2, na Areninha Pirambu, nesta sexta-feira (27/01), às 17h. Quem comanda a ação é o coletivo Pira Roots, grupo que acolhe artistas e dj ‘s de reggae. Às 18h, a criançada que estiver no entorno poderá conferir contação de história “Um conto lá que eu canto cá”, com Débora Ingrid, logo após a aula de dança.

As aulas fazem parte da iniciativa Ocupa NACA do projeto C.R.I.A. A ação tem como objetivo fortalecer grupos e iniciativas culturais periféricas, visando a ampliação e descentralizando ações de fomento das políticas culturais do Ceará, por meio de aulas abertas e bailes.

Durante a semana, o NACA também dá continuidade ao Mapeamento Afetivo, de terça a sexta-feira (24 a 27/01), a partir das 13h, no Complexo Cultural Estação das Artes. Os jovens que fazem parte do programa estão na etapa de ateliê de criação, após os módulos formativos e a pesquisa de campo. Esta etapa consiste no desenvolvimento de trabalhos artísticos, para uma exposição de resultado final. Os alunos passarão por oficinas de produção textual, lambe-lambe, criação e acessibilidade.

Projetos

O Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (NACA) tem como objetivo construir políticas de cultura e arte, de forma coletiva, entre os territórios periféricos da cidade e os equipamentos culturais administrados pelo Instituto Mirante. Inicialmente, as ações do núcleo estão voltadas aos moradores e aos agentes culturais que residem no Moura Brasil e nas adjacências, bairro em que está localizado o Complexo Cultural Estação das Artes.

Um dos programas do NACA é o Mapeamento Afetivo que visa mapear associações, coletivos, lideranças e patrimônios materiais e imateriais da comunidade, a partir de um projeto de pesquisa construído de forma coletiva pelos próprios jovens do Moura Brasil. Foram selecionados(as) 20 jovens pesquisadores para a ação, com uma bolsa-auxílio de 04 meses. A ação conta com apoio da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – Sesc/Senac Panorama, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O C.R.I.A também é uma das linhas de ação do NACA, programa de difusão cultural e de ações criativas itinerante, buscando despertar o interesse social, promover a cultura e, consequentemente, o fortalecimento do vínculo dos moradores do Moura Brasil através de espetáculos, exposições, mostras musicais e formações.

Serviço

Mapeamento Afetivo Moura Brasil
Ateliê de Criação
Data: terça a sexta-feira (24 a 27/01)
Hora: 13h às 17h
Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)

[C.R.I.A]
Aula Aberta + Cypher | Maré House
Data: quarta-feira (25/01)
Hora: 17h
Local: Praça da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)

Coletivo Pira Roots – Introdução ao Reggae Lento e aulão de A2
Data: sexta-feira (27/01)
Hora: 17h
Local: Areninha Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 – Jacarecanga)

Contação de história “Um conto lá que eu canto cá”, com Débora Ingrid
Data: sexta-feira (27/01)
Hora: 18h
Local: Areninha Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 – Jacarecanga)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.