Programação de dezembro: Sobrado promove oficina sobre fotografia, contação de história e Ser Criança no Sobradinho itinerante

A programação conta com atividades gratuitas voltadas para diferentes idades e em diversos pontos da cidade. A Exposição Impressa – O Centro de Fortaleza segue em cartaz na sua última semana até o dia 08 de dezembro. Tem o objetivo de promover, por meio de uma vivência prática de produção, uma imersão no campo das artes gráficas, fazendo uso de diversas técnicas de impressão. A visita acontece de segunda a sexta, das 13h às 17h, através de agendamento pelo e-mail [email protected].

Tem oficina “Foto e a Folha – Vivência em Fitotipia e Impressão Artesanal” com o fotógrafo Felipe Camilo, na Escolinha Beneficente de Surf Moura Brasil, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza/CE. A ação formativa é um breve mergulho na história da fotografia e de suas artesanias contemporâneas, aborda a ‘fitotipia’, impressão fotográfica com folhas, por meio dos projetos ‘Perecível’ e ‘Álbum Preto’. A atividade é aberta ao público e voltada para jovens a partir de 15 anos. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla: t.ly/iYDk4.

Permanece em cartaz a Mostra Altar (recorte digital), nos telões da entrada principal da Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. A Mostra faz uso da colagem e do muralismo, duas linguagens utilizadas pelas artistas visuais Alexia Ferreira e Amanda Nunes, a Mostra tem o objetivo de desconstruir padrões e apresentar a pluralidade da arte e cultura. Reúne obras que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.
Também acontece o Ser Criança no Sobradinho, realizado pelo Núcleo Educativo do Sobrado, uma opção para a criançada com atividades de pintura e desenho promovendo diversão, lazer e educação voltada para o patrimônio e a memória do Sobrado e sua relação com o Centro. A atividade acontece neste domingo, 10/12, na Gare da Estação das Artes.

Além da contação de histórias “O Sobrado – Várias Histórias” com o K’Os Coletivo. A contação é uma atividade que apresentará, em formato de contação de história, o caminho percorrido pelo casarão antigo e da vida de um dos moradores mais ilustres, o Dr. José Lourenço, médico sanitarista e político, que dá nome ao atual equipamento cultural. A ação acontece em dois momentos, sendo o primeiro neste domingo, dia 10/12, na Estação das Artes e o segundo momento, na próxima semana, no dia 15/12, na Escola Municipal José Dias Macedo.

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é gerido em parceria com o Instituto  Mirante. As atividades fazem parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Confira a programação completa:

Exposição Impressa – O Centro de Fortaleza em cartaz (presencial)
Dia(s): 04 a 08 de dezembro (segunda a sexta)
Horário(s): 13h às 17h
Local: Ateliê de Impressos – Rua Pereira Filgueiras, 288, Centro – Fortaleza/CE
Visitação através de agendamento no email: [email protected].

Oficina – A Foto e a Folha – Vivência em Fitotipia e Impressão Artesanal
Dia(s): 05 e 07 de dezembro (terça e quinta)
Horário(s): 13h30 às 17h30
Local: Escola Beneficente de Surf Moura Brasil
Inscrições pelo Sympla: t.ly/iYDk4.

Mostra Altar em cartaz (recorte digital)
Dia(s): 06 a 10 de dezembro (quarta a domingo)
Horário(s): quarta e quinta | 13h às 21h
sexta e sábado | 9h às 22h
domingo | 9h às 15h
Local: Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza/CE

Ser Criança no Sobradinho na Estação das Artes
Dia(s): 10 de dezembro (domingo)
Horário(s): a partir das 9h
Local: Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza/CE

Contação de História – O Sobrado, várias histórias com o K’Os Coletivo

Dia(s): 10 de dezembro (domingo)
Horário(s): a partir das 10h
Local: Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza/CE.

Dia(s): 15 de dezembro (sexta)
Horário(s): às 13h
Local: Escola Municipal José Dias Macedo – Rua Nunes Valente, 809, Meireles –
Fortaleza/CE