Um dos destaques deste Domingo na Estação é a Feira do MST, composta por 10 produtores locais

Espaço de memória afetiva, encontros e partilhas, o Complexo Cultural Estação das Artes segue como o lugar ideal quando se pensa em agregar a família e os amigos nas manhãs de domingo. Neste dia, 05/06, o complexo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, conta com ações gratuitas, das 9h às 12h30, voltadas para o cuidado com a natureza e com a saúde, além de música, oficinas e feirinha gastronômica.

Preservação da Natureza e Alimentação Saudável

A partir das 9h da manhã, haverá um cortejo musical da Brigada da Natureza, partindo da praça da Estação até a Gare. A Brigada da Natureza é um projeto da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), em parceria com o Sesc Iparana, que tem o objetivo de estimular o resgate da autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com a realização de diversas atividades, além de promover a conscientização ambiental em relação à espécies ameaçadas de extinção no Ceará.

Para quem se interessa por alimentação saudável e jardinagem, às 9h30, o Centro de Design recebe a Oficina de Horta Vertical de Hortaliças, em parceria com o Sesc e facilitação da educadora social e liderança comunitária, Dora Silva, que irá ensinar o plantio de hortaliças de tomate e alface. Já na entrada da Gare, ficará disponível a partir das 9h30, o Espaço Expositivo “Educação em Saúde do Sesc”, mostra mediada sobre os 10 passos para uma alimentação saudável, com informações, orientações e dicas sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

Atividades infantis, música e gastronomia

O Domingo na Estação sempre contempla a criançada com atividades lúdicas e criativas, e desta vez não será diferente, com a realização de pintura infantil livre, a partir do manuseio de pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural. Os passantes também poderão conferir a tradicional feirinha gastronômica, com comes e bebes, além da presença especial da Feira do MST, composta por 10 produtores locais, ofertando legumes, hortaliças, frutas e produtos de qualidade orgânica.

A programação seguirá ao som da Dj Mulher Barbada, cantora, atriz, figurinista, maquiadora cearense e drag queen vivida pelo artista Rodrigo Ferrera. O som promete ir do clássico da música brasileira à nova MPB. A partir das 11h30, o som da Estação fica no comando de Moacir Bedê, acompanhado pelos músicos André Benedecti e Fábio Amaral, que irão apresentar o show “Outros Baiões”, uma mistura de jazz, MPB, choro, frevo, maxixe, bossa nova e baião.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 12h. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m², o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: o Mercado Gastronômico, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Serviço:

Domingo na Estação
Dia: 05/06/2022 (Domingo)
Horário: 9h às 12h30
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 conforme decreto estadual vigente

Programação completa:
9h às 9h30 – Cortejo da Brigada da Natureza
Concentração: Praça da Estação

9h30 às 10h30 – Oficina de Horta Vertical de Hortaliças, com Dora Silva
Local: Centro de Design

9h30 às 10h30 – Espaço Expositivo – Educação Em Saúde Do Sesc
Local: Gare

9h às 11h30 – Dj Mulher Barbada
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h30 – Feira Orgânica do MST
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h30 – Feirinha Gastronômica
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h – Pintura Infantil
Local: Gare

11h30 às 12h30 – Moacir Bedê Trio, show “Outros Baiões”
Local: Mercado Gastronômico

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.