Nesta semana, o MIS recebe duas aulas abertas e segue com esculturas sonoras na praça e três exposições abertas.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) oferece nesta semana, de 11 a 14 de agosto, aulas abertas sobre arte e expressões indígenas e sobre o registro imagético da Festa de Iemanjá, celebrada anualmente no dia 15 de agosto; além de três exposições e uma instalação na praça. O MIS funciona de quinta a domingo, das 13h às 20h, com acesso às exposições até às 19h30. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

AULAS ABERTAS

No sábado (13), a aula aberta “Autonomia nos registros das culturas nativas” será conduzida por Débora Anacé e Iago Barreto, do Grupo Tamain, na Praça do MIS, a partir das 17h. A aula propõe uma conversa sobre registros e partilhas através de fotografias, sons, pinturas, palavras e demais modos de documentar os sopros e os gritos de esperança sobre as linguagens e formas de expressão indígenas, considerando as exposições desses materiais carregados de força energética que circula nas mais diversas manifestações, fazendo uma ligação atemporal entre nossas relações interculturais. A atividade ocorre na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, uma data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1994.

Nascido em novembro do ano de 2020, o grupo Tamain é uma organização formada por diversos artistas indígenas de território cearense que se expressam em diferentes linguagens das artes: audiovisual, artes visuais, poesia, música, artesanato, entre outras linguagens artísticas que fortalecem práticas, culturas e lutas. O Tamain tem como objetivo fortalecer os artistas indígenas em diferentes aspectos, evidenciando suas pluralidades através das artes feitas pelos mesmos, com a intenção de apresentar a diversidade artística dos povos indígenas e levá-la a ocupar os espaços e as discussões de arte.
No domingo (14), Jean dos Santos ministra a aula aberta “O Céu de Iemanjá – Fotografia, Religiosidade e Patrimônio Cultural”, a partir das 17h, na Praça do MIS. A Festa de Iemanjá de Fortaleza ocorre sempre no dia 15 de agosto há mais de cinquenta anos e foi registrada pela Prefeitura de Fortaleza como Patrimônio Imaterial da Capital cearense , em 2018. A Exposição Fotográfica “O Céu de Iemanjá”, com imagens da festa, além de produzir arte e cultura, colabora com a salvaguarda do bem cultural, protegendo e fomentando sua memória. A aula, além de apresentar as fotografias da exposição, discutirá como as imagens podem contribuir com o patrimônio cultural, expondo manifestações culturais e religiosas que são o corpo e alma do povo brasileiro. Jean dos Santos é macumbeiro, artista, antropólogo, pesquisador do Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI/UFC), doutorando no PPGSociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenou a pesquisa e o inventário da Festa de Iemanjá de Fortaleza. Veja a pesquisa aqui: https://issuu.com/secultfor/docs/dossie-imaterialidades-festa-de-iemanja

EXPOSIÇÕES

As Esculturas Sonoras Narcélio Grud também ocupam a Praça do MIS, diariamente, e ficam até 28 de agosto. É possível vê-las e interagir com elas mesmo que o museu esteja fechado. Nesta instalação, o movimento dos ventos geram melodia, a interação com o público produz sons e efeitos ópticos. As melodias são harmônicas entre si, baseadas livremente na obra Recordación Andina, de Rogério Craveiro e Anassaildes. Porém, dependendo da velocidade do giro de cada obra, impulsionado pelo público, os sons compõem paisagens sonoras distintas. A estrutura formal das obras é baseada na Geometria Sagrada, das formas simétricas da natureza e das ondas sonoras.

E seguem abertas três exposições, sempre de quinta a domingo, das 13h às 20h (com acesso até 19h30). “Ontem choveu no futuro” é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons. “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo. E a “Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som. Para acessar as exposições, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Conforme decreto vigente, recomenda-se o uso de máscara de proteção.

Acompanhe a programação do MIS e veja mais informações no site: mis-ce.org.br.

SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Entrada: gratuita.

Programação especial:

– Aula aberta “Autonomia nos registros das culturas nativas” – Com Débora Anacé e Iago Barreto, do Grupo Tamain
Data: 13.08 – sábado
Horário: 17h
Local: Praça do MIS

– Aula aberta “O Céu de Iemanjá – Fotografia, Religiosidade e Patrimônio Cultural” – Com Jean dos Anjos
Data: 14.08 – domingo
Horário: 17h
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito.

Exposições:

– Praça Experimental – Esculturas Sonoras Narcélio Grud
Data: diariamente, até o dia 28.08.
Horário: a instalação permanece montada 24h.
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito.

– Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

– Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

– Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.