O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) oferece nesta semana de funcionamento (04 a 07 de agosto) mais uma edição da tradicional Feira da Fotografia, uma instalação temporária na praça com esculturas sonoras, e segue com três exposições abertas, sempre de quinta a domingo, a partir das 13h. O horário de encerramento, a partir desta quinta (04), passa a ser às 20h (com acesso às exposições até 19h30). Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
Neste domingo (07), a Feira da Fotografia Fortaleza, que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, ocupa a Praça do MIS das 15h às 18h. O evento, idealizado e organizado pelo fotógrafo Chico Gomes, traz expositores de diversos produtos, como fotos impressas, câmeras, rolos de filme, livros, enfeites, etc. Dentro da programação da Feira, às 16h acontece a Roda de Conversa: Jovens na Fotografia de Rua de Fortaleza, com Gabriel Sousa e Beatriz Souza, mediada por JauhF.
As Esculturas Sonoras Narcélio Grud também ocupam a Praça do MIS, diariamente, e ficam até 28 de agosto. É possível vê-las e interagir com elas mesmo que o museu esteja fechado. Nesta instalação, o movimento dos ventos geram melodia, a interação com o público produz sons e efeitos ópticos. As melodias são harmônicas entre si, baseadas livremente na obra Recordación Andina, de Rogério Craveiro e Anassaildes. Porém, dependendo da velocidade do giro de cada obra, impulsionado pelo público, os sons compõem paisagens sonoras distintas. A estrutura formal das obras é baseada na Geometria Sagrada, das formas simétricas da natureza e das ondas sonoras.
Além dessas duas atividades especiais, seguem abertas três exposições, sempre de quinta a domingo, das 13h às 20h (com acesso até 19h30). “Ontem choveu no futuro” é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons. “Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo. E a “Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som. Para acessar as exposições, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vacina com segunda dose. Conforme decreto vigente, recomenda-se o uso de máscara de proteção.
Acompanhe a programação do MIS e veja mais informações no site: mis-ce.org.br.
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Entrada: gratuita.
Programação especial:
– Feira da Fotografia
Data: 07.08 (domingo)
Horário: 15h às 18h
16h – Roda de Conversa: Jovens na Fotografia de Rua de Fortaleza, com Gabriel Sousa e Beatriz Souza, mediada por JauhF.
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito.
– Praça Experimental – Esculturas Sonoras Narcélio Grud
Data: diariamente, até o dia 28.08.
Horário: a instalação permanece montada 24h.
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito.
Exposições:
– Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.
– Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.
– Leocácio Ferreira – Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.