Nesta semana, o MIS-CE promove aula aberta com a artista visual Letícia Lampert e realiza mais uma edição da Feira da Fotografia, que volta maior

O Complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) promove nesta semana duas atividades voltadas para a fotografia. Na quinta-feira (30.06), a artista visual Letícia Lampert ministra a aula aberta “A fotografia como pretexto, a cidade como ateliê”, às 19h. No domingo (03.07), acontece a Feira da Fotografia, de 15h às 18h, com a venda de diversos produtos, como equipamentos, livros, obras etc. Ambas as atividades acontecem na Praça do MIS e são gratuitas. O MIS é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Letícia Lampert: “A fotografia como pretexto, a cidade como ateliê”

Nesta aula aberta, Letícia Lampert fará um passeio pelo seu portfólio e processo criativo, em uma partilha de trabalhos recentes, nos quais a fotografia é ferramenta e pretexto para se conectar com diferentes lugares e onde a cidade se torna, ao mesmo tempo, assunto e espaço ativador do processo criativo. A atividade é uma realização do Museu da Imagem do Som em parceria com o QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central, que realiza sua 4ª edição entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2022, em Quixadá e Quixeramobim.

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior, teve seu trabalho destacado em diversos salões e prêmios e já publicou três livros. Desde 2016 tem ministrado oficinas sobre arte, fotografia e publicações independentes em diferentes cidades do Brasil.

Feira da Fotografia agora é mensal e volta maior

Desde o início de junho, a Praça do MIS passou a ser a nova casa da Feira da Fotografia Fortaleza, evento criado em 2012 pelo fotógrafo Chico Gomes e que agora ocorre no museu sempre no primeiro domingo de cada mês. Neste domingo (03.07) é a segunda vez que a feira acontece no MIS e ela já volta maior, acolhendo um maior número de expositores. Das 15h às 18h, estarão à venda uma variedade de produtos relacionados à fotografia (ver lista abaixo).

Dentro da programação da feira, ocorrerá ainda a palestra “Direito autoral na fotografia”, ministrada pela advogada Cecília Rabêlo. Serão abordadas questões relativas aos direitos autorais das fotógrafas e fotógrafos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar problemas com a legislação autoral.

Cecília Rabêlo é advogada, mestre em Direito Constitucional – UNIFOR; especialista em Gestão e Políticas Culturais – Universidad de Girona/Espanha; especialista em Direito Público -UFC; e certificada em Copyright pela Universidade de Harvard. É presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/UNIFOR).

Os expositores da próxima edição da Feira da Fotografia serão:

Chico Gomes – Fotografias Fine Art, colagens, livros, cartões, acessórios
Henrique Torres – Fotografia experimental
Tiago Pedro – Câmeras analógicas, filmes, monóculos
Marcella Elias – Quadros, imãs e prints de fotografias híbridas
Gandhi Guimarães – Fotografia de Rua, Livros de Fotografia
José Leomar – Máquinas fotográficas, vinil, chaveiros
Rogério Rodrigues – Livros de Fotografia
Gustavo Nunes – Fotografias impressas e emolduradas
Jauhf – Fotos, livros e fanzines de artistas periféricos
Frederico Lua – Fotografias, livros de arte, fotografia e cinema
Nixon Araújo – Art Collage a partir de fotografia rasgadas com as mãos
Luiz Alves – Livros de fotografia
Shirley – Fotos e Câmeras analógicas
Giovanna Olinda – Só por uma feira – Fotos de Fortaleza
Raquel Vieira – Fotografia de movimentos sociais e juventude
Amanda Oficina Oggin – Câmeras e acessórios de madeira.

•A FOTOGRAFIA COMO PRETEXTO, A CIDADE COMO ATELIÊ – Aula aberta com Letícia Lampert
Data: 30 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Praça do MIS
Entrada: gratuita

•FEIRA DA FOTOGRAFIA
Data: 03 de julho (domingo)
Horário: 15h – 18h
Às 16h: palestra “Direito autoral na fotografia”, com Cecília Rabêlo
Local: Praça do MIS
Entrada: gratuita

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.