Mais de cinco atrações musicais passarão pelo Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – só neste fim de semana. A programação tem início no sábado (03), das 16h às 20h, com o projeto Farra de Bambas, e segue no domingo (04), das 9h às 12h, com a participação do Coletivo Pira Roots.
Os grupos Tambor Capoeira, + Melanina, Caravana Cultural, Fulô da Aurora, Raízes do Griô (parceria Sesc) e a cantora Di Ferreira compõem a “Farra na Estação” no sábado a partir das 16h. As apresentações trazem uma diversidade sonora que passeia por ritmos como maracatu, afoxé, coco, samba, baião, carimbó, reggae, entre outros.
Além de se entregar ao movimento percussivo, o público poderá se deliciar durante a tarde e a noite com a Feira AlimentaCE de rua e visitar a exposição “Legado dos Mestres”, em funcionamento sábados, de 16h às 20h, e domingos, de 9h às 12h. Na Gare e na Plataforma da Estação, estão dispostas fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado.
Programação de domingo
Boa parte das atividades da manhã de domingo serão realizadas em parceria com o Sesc Ceará, que vai trazer uma programação focada no Dia Nacional dos Direitos Humanos e no Dia Internacional da Juventude. Em diálogo com essa proposta, o Coletivo Pira Roots, formado por jovens do bairro Pirambu, é um dos convidados para conduzir uma oficina de passinho do reggae, com o facilitador Myster, e garantir o som da Estação, com a seleção da DJ Nayma.
Outra oficina que será ofertada é a de confecção de pulseiras, com Wesley Barroso e Rafael Ferreira. Interessados poderão desenvolver acessórios personalizados, com material disponibilizado na atividade.
O Sesc vai promover ainda uma exposição mediada sobre primeiros socorros, com Larissa Martins. Ela dará orientações acerca dos seguintes agravos: parada cardiorrespiratória, engasgo, queimadura, choque elétrico e convulsão. Na ocasião, serão sanadas as dúvidas do público sobre a temática e haverá a demonstração de como realizar as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e Heimlich.
Enquanto isso, a criançada vai poder se entreter com as atividades de pintura no chão da Gare. A exposição “Legado dos Mestres” e a feira gastronômica do Mercado AlimentaCE também compõem a programação de domingo até 12h.
Serviço
Fim de semana na Estação das Artes
Sábado
Dia 03/09, das 16h às 20h
Domingo
Dia 04/09, das 9h às 12h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro.
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Recomenda-se o uso de máscara.
Mais informações: @institutomiranteceara
Programação completa
Sábado (03/09)
16h às 20h
– Farra de Bambas, com Tambor Capoeira, + Melanina, Caravana Cultural, Fulô da Aurora, Raízes do Griô (parceria Sesc) e Di Ferreira
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira AlimentaCE de Rua
Domingo (04/09)
9h às 12h
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Exposição mediada sobre primeiros socorros, com Larissa Martins (Parceria Sesc)
– DJ Nayma, do Coletivo Pira Roots
– Oficina de confecção de pulseira, com Wesley Barroso e Rafael Ferreira (Parceria Sesc)
– Oficina de passinho do Reggae, com Myster, do Coletivo Pira Roots (Parceria Sesc)
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE