O Museu da Imagem e Som do Ceará, em parceria com a Escola Porto Iracema – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – e com a escola de cinema CinéFabrique (França), traz ao Ceará neste domingo (16) dez alunos franceses de audiovisual para, junto com dez alunos cearenses, realizarem dois curta-metragens de ficção. O projeto, chamado “Porto MIS CinéFabrique”, prevê o intercâmbio entre os dois países como parte de um processo formativo colaborativo em cinema. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Porto MIS CinéFabrique
A iniciativa promove a realização de dois curtas-metragens de ficção num processo formativo, realizado em parceria entre MIS, Porto Iracema das Artes e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola de cinema localizada em Lyon, na França. A “Cine Nomad School” tem atuação em países como Burkina Faso, Myanmar, Marrocos, Estados Unidos, Polônia e Etiópia, e aposta no intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades para o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Por esse intercâmbio, estudantes do segundo ano de graduação na CinéFabrique e estudantes de cinema e audiovisual do país parceiro compõem duas equipes para a realização de dois curta-metragens, num processo formativo cujo objetivo principal é aprender e criar juntos, compartilhando visões de mundo e práticas criativas diferentes, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural. Para isso, os alunos franceses ficarão durante três semanas no Ceará. O programa contempla, ainda, a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, em Lyon, para a montagem dos filmes. As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras.
O diretor da Ciné Fabrique, Claude Mouriéras, enfatiza a importância da conexão entre os dois países. “De fato, o Brasil é o primeiro país da América Latina a nos abrir suas portas no âmbito do nosso programa Cine Nomad School, lançado em 2017. Para nossos alunos, essa é uma oportunidade muito valiosa de ir à Fortaleza para filmar com jovens realizadores/as e apoiá-los na realização dos seus curta-metragens de ficção”, avalia.
Sobre a CinéFabrique
A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização. Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.
Sobre o MIS
O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.