A folia não acabou na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Nesta quinta-feira (15), a ressaca de Carnaval é comandada pelo Maracatu Solar para aquecer o coração dos brincantes. Na sexta (16), o grupo Hoje Somos Só Metade homenageia Marília Mendonça, a rainha da sofrência. Já o sábado (17) é da Festa Pacific com Volupio, Fefo, Isa, Bené. Para encerrar a semana, o tradicional Domingo na Estação (18) apresenta atividades para toda a família.
A partir das 19h desta quinta (15), o Maracatu Solar de Todos os Ritmos colore a Gare com loas em vários ritmos do universo do maracatu cearenses, como Batuque Solene, Ijexá, Luanda, Ymalê e 5 Toques. O Maracatu Solar é um Programa de Formação Cultural Continuada vinculado à Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar, fundado no final de 2006 por Pingo de Fortaleza, Descartes Gadelha, Alan Mendonça e outros artistas.
O público pode conferir clássicos no repertório do grupo, como “Solencanto” (Pingo de Fortaleza), “Maculelê” (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) e “Noite Azul” (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), além das loas do Maracatu Solar criadas para os carnavais de 2006 a 2023, compostas por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha.
Na sexta (16), a saudosa artista Marília Mendonça é homenageada em tributo realizado pelo grupo Hoje Somos Só Metade, a partir das 19h. A cantora e compositora goiana foi pioneira no subgênero musical feminejo — sertanejo por mulheres — e revolucionou o universo da música sertaneja entre as décadas de 2010 e 2020.
O grupo Hoje Somos Só Metade é composto por Ana Paula Queiroz (cantora), Layze Martins (violonista), Jess Moreira (violonista), Camila Castelo (percussionista), Humberto de Sousa (percussionista), Eliduane Ponte (pianista) e Wellington Freitas (guitarrista). A banda surgiu no ano de 2022, com o objetivo de homenagear Marília Mendonça ao interpretar canções da sua carreira musical.
De sexta (16) a domingo (18), Restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus compõem os sabores do Mercado AlimentaCE.
Festa Pacific e Domingo na Estação
A música eletrônica ocupa o palco da Estação das Artes neste sábado (17) com a Festa Pacific a partir das 17h. Criado em 2021, o Pacific Discs é um coletivo de música que aborda vertentes da EDM baseadas no Miami Bass e seus respectivos subgêneros — funk melody, DnB e electro dance, por exemplo. Esta edição reúne os DJs Volupio, Fefo, Isa, Bené e abraça a coletividade e a diversidade de Fortaleza.
Para fechar a programação da semana, o Domingo na Estação (18) chega com atividades para toda a família. A arte-educadora Fleuri Cardoso e o oficineiro Jesus Enzo conduzem a Oficina Pintura Infantil – Gravura com Carimbos para a criançada. A atividade propõe uma experimentação da gravura em uma brincadeira com carimbos sobre uma área de papel kraft fixado ao chão. Os pequenos podem soltar a imaginação com tinta guache, rolinhos de esponja e aproximadamente 40 carimbos feitos em madeira e borracha.
A programação infantil segue com o espetáculo “Guerra de Cup&Cake”, com K’Os Coletivo, que desde 2006 trabalha com circo e teatro. A apresentação conta a história de dois mestres cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. Um se chama Cup e o outro Cake. O que eles não esperavam é que nessa briga, eles juntos iriam criar um doce que passaria a ser conhecido em todo mundo, o cupcake.
Já a música fica por conta do DJ Rudeboy até as 12h30. O artista reúne um repertório repleto de brasilidades, soul, R&B e samba, que promete conquistar os mais diversos públicos. Das 13h às 15h, o palco é de Marcelo e Julinha 21, com o show “Samba de Pai pra Filha”.
O cantor e multi instrumentista Marcelo 21 é responsável pelo Quintal do 21, projeto nascido no bairro Pirambu que une clássicos do samba de raiz ao pagode romântico. O Quintal do 21 – Raízes e Alegria: A Música que Resgata Histórias e Celebra a Comunidade é conduzido por Marcelo com seus irmãos Samuel Boka e Kaê, além de sua filha Julinha 21.
No domingo, o Mercado AlimentaCE recebe a Feira Agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Serviço
Programação Estação das Artes
Dias 15 a 18 de fevereiro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Acesso gratuito
Obs1: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes
de vidro, cooler, bolsa térmica e similares.
Obs2: O último acesso acontece até 30 minutos antes do encerramento das atividades.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Quinta, 15
Horário da programação: 19h às 20h.
Maracatu Solar de Todos os Ritmos
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta-feira (16)
Horário da programação: 19h às 21h.
Tributo a Marília Mendonça, com o grupo Hoje Somos Só Metade
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado (17)
Horário da programação: 17h às 22h.
Festa Pacific, com Volupio, Fefo, Isa, Bené
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, (18)
Horário da programação: 9h às 15h.
Domingo na Estação
Oficina Pintura Infantil – Gravura com Carimbos
DJ Rudeboy
Espetáculo “Guerra de Cup&Cake”, com K’Os Coletivo
Show Samba de Pai pra Filha, com Marcelo e Julinha 21
Classificação indicativa: Livre