Samba Maioral e Baila Comigo integram programação da Estação das Artes neste fim de semana

Domingo na Estação reúne ainda Feira Mais Vinil, Forró Manzape e atividades infantis

Abril começa entre baile dançante e samba na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação reúne Baila Comigo na sexta (5), Roda de Bamba e Samba Maioral no sábado (6) e Domingo na Estação com Feira Mais Vinil e atrações infantis no domingo (7). As atividades são gratuitas.

A partir das 18h da sexta (5), o cantor e ator Renato Hirco abre mais uma edição do Baila Comigo, um programa de dança para todas as idades realizado mensalmente na Estação das Artes. O projeto de Hirco nasce inspirado pela mãe dele, que cantava em serestas e levava o filho consigo. No palco, o show reúne grandes clássicos da chamada música brega, com temáticas românticas. Destacam-se “Lama”, de Núbia Lafayette; e “Você não me Ensinou A Te Esquecer”, de Fernando Mendes.

Às 20h, o cantor, sanfoneiro, compositor e agente cultural Clementino Moura Filho apresenta o show De Pai para Filho, um forró de gafieira com canções instrumentais e cantadas, trazendo para o público uma amostra da obra do seu pai e de seu tio, que passam de geração para geração por meio do acordeon. O público poderá, ainda, conferir composições autorais do músico.

Sábado de samba

O sábado (6) é de muita festa e samba no pé na Estação das Artes. A programação começa com a Roda de Bamba às 17h, comandada pelos vocais de Israel Gurgel. A partir das 18h, a maior roda de samba da cidade ocupa a Gare: o Samba Maioral.

O coletivo que dá nome ao projeto é formado por artistas que compõem as principais rodas de samba de Fortaleza — entre elas, Colosso, Vila do Samba, Vila Camaleão, Badudé, Pagode Mocinha, Serpentina e Teresa e Jorge —, além de músicos renomados no mercado local e participantes dos principais festivais de música da cidade.

O grupo é comandado pelas vozes de Kildare Ferreira, Gabi Nunes e Paulinho Brasil. No repertório, o público confere grandes clássicos do samba de gafieira, partido alto e samba raiz. A gravação do primeiro audiovisual do coletivo será realizada neste sábado na Estação das Artes.

O acesso será de 1.500 pessoas por ordem de chegada e incentiva-se a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário. A arrecadação será destinada ao Programa Ceará Sem Fome.

A campanha Ingresso Solidário é uma parceria da Secretaria da Cultura, com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, em prol da segurança alimentar da população cearense que ainda vivem em situação de vulnerabilidade.

Domingo na Estação

O Domingo na Estação desta semana começa com Oficina Infantil – Agitprop: Palavras da Sorte – Minhas Palavras Preferidas, com Aline Albuquerque e Iuri Tavares, das 10h às 13h. A artista visual, que esteve presente na exposição “Se Arar” da Pinacoteca do Ceará com a instalação “Agitprop”, realizará uma oficina de confecção de plaquinhas de papelão. Durante a ação, serão disponibilizados papelão, tinta guache e barbante, materiais necessários para construção das placas. A atividade é inspirada nas palavras geradoras, método usado pelo educador Paulo Freire para instigar a participação no processo de alfabetização de jovens e adultos.

O som fica por conta do DJ Silvio Vitroleiro entre 10h e 12h30. Vocalista da banda paulistana Duplo Sentido nas décadas de 1980 e 1990, colecionador de equipamentos de som vintage e discos de vinil, possui um repertório eclético, diverso e inclusivo.

Das 11h às 12h, o grupo Aquarela Entretenimento apresenta o espetáculo Circolarizando (Parceria Sesc). A obra é uma forma interativa de levar a magia do circo até o público, com malabares, acrobacias, mágica, balões e muito mais.

Para fechar a programação, o Mercado AlimentaCE apresenta o projeto Forró Manzape, que resgata o forró pé de serra em sua originalidade, entre 12h30 e 14h30.

 

SERVIÇO
Fim de semana na Estação das Artes
Dias 5 a 7.4
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 5
Horário da programação: 18h às 22h

Baila Comigo
18h às 19h30 – “Hirco Canta Brega”, com Renato Hirco
20h às 22h – “De Pai para Filho”, com Clementino Moura Filho

Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 6
Horário da programação: 17h às 22h

17h às 18h – Roda de Bamba
18h30 às 22h Samba Maioral

O acesso será por ordem de chegada e incentiva-se a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário. A arrecadação será destinada ao Programa Ceará Sem Fome.
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 7
Horário da programação: 10h às 15h

10h às 13h – Oficina Infantil – Agitprop: Palavras Da Sorte – Minhas Palavras Preferidas, com Aline Albuquerque e Iuri Tavares
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 12h30 – DJ Silvio Vitroleiro
11h às 12h – Espetáculo “Circolarizando”, com Aquarela Entretenimento (Parceria Sesc)
12h30 às 14h30 – Forró Manzape

Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: Livre