Coordenação do Núcleo de Conservação e Restauro do Acervo
Responsável pela coordenação das atividades relacionadas à preservação e restauração do acervo museológico da Pinacoteca do Ceará.
Formação:
Ensino superior completo em Conservação e restauração de bens culturais móveis, Artes Plásticas, História, História da Arte, Arquitetura ou equivalente. Caso o curso superior não seja específico em conservação e restauração, é necessária formação, especialização ou pós-graduação em Restauração de bens culturais móveis.
Outros requisitos:
Experiência com gestão de acervos, tecnologias de conservação preventiva e restauração, laudos técnicos, instalação de exposições, organização de reservas técnicas, elaboração de plano de conservação, plano de gestão de risco.
Inscrição: currículo + 2 cartas de recomendação e portfólio de obras restauradas.
Atribuições
Coordenação das atividades relacionadas ao acervo museológico do museu;
Responsável por definir os parâmetros de conservação preventiva, condições climáticas, laudos técnicos, manuseio de obras;
Definição dos procedimentos de preparação e manuseio de obras para exposições;
Monitoramento permanente da coleção e de coleções em exposição temporária;
Assistência na área da conservação para as exposições temporárias ;
Treinamento das equipes internas segurança, recepção, bombeiro, infraestrutura, orientadores de público, prestadores de serviço);
Planejamento de atividades e cronograma do Núcleo Conservação e Restauro;
Colaboração na confecção de plano anual de atividades, orçamentos, elaboração de TRs e controle de despesas do Núcleo;
Interface com outras áreas do museu;
Controle e supervisão de equipes terceirizadas em projetos;
Coordenador chefe do Laboratório;
Responsável técnico pelos tratamentos executados nas obras no laboratório de conservação;
Responsável pela compra e atualização dos materiais para uso no laboratório de acordo com as atividades planejadas no ano;
Coordenar as Oficinas relacionadas ao Núcleo de Conservação e Restauro;
Responsável pelo gerenciamento das obras na Reserva técnica e pelo local;
Acompanhar e orientar todo o processo de empréstimos.
Habilidades necessárias para a função:
Conservação e restauro de obras de arte / Processo de montagem de exposição / Código de ética da profissão de restaurador / Código de ética dos museus / Elaboração e gestão de projetos / Embalagem e transporte de obras de arte / Habilidade de trabalhar em grupo/ Excelente relação interpessoal / Habilidade em coordenar equipes / Ter proatividade
Capacidade para planejar e avaliar projetos / Capacidade de resolver problemas práticos e elencar prioridades em situações variadas.
Fluência verbal e escrita.
Domínio nas ferramentas de gestão de projetos e programas (Word, Excel, Power Point, sistemas de buscas na internet, etc.).
Conhecimentos em plataformas online (Zoom, Meet, Whereby etc.).
Desejável fluência em segundo idioma.
Coordenação de Programação Artística
Responsável por coordenar os programas públicos realizados pela Gerência Artística da Pinacoteca do Ceará, elaborando, acompanhando e avaliando ações como cursos, palestras, editais, oficinas e residências artísticas, que dialoguem com as exposições da instituição, além de temas urgentes e emergentes do campo cultural.
Formação:
Graduação superior completa em ciências humanas (educação, artes, história, museologia, sociologia, antropologia, entre outras).
Outros requisitos:
Experiência de atuação no campo cultural, na coordenação de programas de educação em museus, projetos ou instituições culturais, ou movimentos sociais. Experiência em produção de eventos culturais.
Inscrição: currículo + 2 cartas de recomendação.
Atribuições
Conceber a programação dos programas públicos em diálogo com a Gerência Artística, a Diretoria e demais núcleos da Pinacoteca.
Convidar os profissionais, pesquisadores, especialistas responsáveis por ministrar cursos, oficinas, seminários e demais ações realizadas pelo núcleo, acompanhando todo o processo até sua conclusão.
Colaboração na confecção de plano anual de atividades, orçamentos, elaboração de Termos de Referência e controle de despesas da área;
Realizar tarefas administrativas concernentes ao seu trabalho.
Monitorar o atendimento a todos os públicos realizado pela equipe da gerência.
Colaborar com a articulação, acompanhamento e avaliação de projetos continuados e parcerias, com secretarias de governo, ONGs, associações, instituições de formação e movimentos sociais.
Colaborar para o cumprimento de metas e compromissos, atentando especialmente aos indicadores, pactuados pela Pinacoteca no Plano Estadual de Cultura do Ceará, com a Secretaria Estadual de Cultura e o Governo do Estado do Ceará, parceiros, patrocinadores e contratantes.
Coordenar, conjuntamente à Supervisão de Acessibilidade e Diversidade, à Gerência Artística, à Coordenação de Arte Educação e às Gerências de Produção e Comunicação, o desenvolvimento de dispositivos, estratégias, materiais educativos e tecnologias assistivas, para o acolhimento dos diferentes públicos, em especial às pessoas com deficiência e/ou vulnerabilizadas socialmente.
Acompanhar e colaborar com atividades abertas ao público realizadas por outros núcleos da instituição.
Dialogar, colaborar e articular ações conjuntas com a rede de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura, na capital e no interior do estado do Ceará.
Representar a instituição quando designado em encontros, reuniões, grupos de trabalho, entrevistas, na própria cidade ou em outras localidades.
Habilidades necessárias para a função:
Capacidade de avaliar e acompanhar ações;
Capacidade de liderança de equipes e pessoas;
Habilidade e interesse em trabalhar coletivamente e dialogar com os públicos, nas suas diversidades e singularidades;
Facilidade e disposição em realizar pesquisas, assim como planejar e avaliar projetos;
Capacidade de resolver problemas práticos e elencar prioridades em situações variadas;
Domínio nas ferramentas de gestão de projetos e programas (Word, Excel, Power Point, sistemas de buscas na internet, etc.);
Conhecimentos em plataformas online (Zoom, Meet, Whereby etc.);
Disponibilidade para trabalho aos finais de semana e feriados;
Desejável fluência em segundo idioma.