Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no último 19 de agosto, o Núcleo de Articulação Comunitária (NACA) do Instituto Mirante promove o Seminário Pop Rua no Centro – Diálogos entre Saúde Mental e Cultura, nesta quinta-feira (22/08), às 13h, na Pinacoteca do Ceará.
O evento conta com a parceria da Kuya – Centro de Design do Ceará, Pinacoteca do Ceará e Estação das Artes, que são espaços culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos pelo Instituto Mirante, além do apoio do Movimento Pop Rua, da Pastoral do Povo da Rua e do Bloco Doido é Tu.
As inscrições acontecerão no local e o evento é aberto ao público. A ação é voltada para profissionais, estudantes, pesquisadores e ativistas interessados em questões de Saúde Mental, Saúde POP Rua e articulação comunitária no âmbito cultural. O encontro contará com a participação de especialistas, organizações públicas e representantes da sociedade civil que atuam no campo das políticas públicas de saúde mental e cultura, e terá como foco a população em situação/superação de rua.
A programação terá início com o credenciamento dos participantes às 13h e a apresentação do Coral da Pastoral do Povo da Rua. Após a abertura institucional, com a presença de representantes da Secretaria da Cultura do Ceará e do Instituto Mirante, a primeira mesa – Pop Rua no Centro, Saúde Mental e Redução de Danos – começa às 14h, com os psicólogos e pesquisadores Julia Bueno, Nara Gomes, Anderson Carvalho e mediação de Ramon Cardoso. Já a segunda mesa – Pop Rua, Território e Cultura – tem início às 16h, com Prof. José Henrique da Conceição, a gestora cultural Mônica Machado, a coordenadora do NACA, Neyla Castro, além de mediação de Wagner Gonçalves.
No fim do dia, os participantes do seminário poderão conferir a apresentação do Bloco Doido É Tu, na praça da da Estação das Artes, às 18h. O Bloco Doido é Tu é formado por pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza, familiares, amigos e profissionais da rede de saúde mental, tendo atuação no Carnaval da cidade há 16 anos.
Ainda dentro da temática do seminário, o NACA realizará o Corre pro Cuida, dia 27 de agosto. A ação, que ocorrerá na calçada da Kuya – Centro de Design do Ceará, é voltada em especial para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Na ocasião, serão ofertados atendimento clínico e ambulatorial; cadastro e orientação jurídica; oficina de redução de danos; testagem rápida, distribuição de insumo e orientação médica, corte de cabelo e embelezamento, além de karaokê, bazar e distribuição de lanche. A realização do evento terá a parceria do Posto de Saúde Maria Cirino, da Secretaria de Proteção Social e do Sesc/Senac.
Saiba mais sobre os ministrantes do Seminário
Julia Bueno
Formada em psicologia pela Faculdade de Guarulhos-SP, especialista em psicologia política pela USP, Doutoranda em psicologia pela UFPE, pesquisadora no GEMA (Grupo de estudos de gênero e masculinidades), também é redutora de danos, psicóloga clínica, poeta e escritora do livro de poesias Amor&Revolta.
Nara Gomes
Psicóloga formada na Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde Coletiva Redutora de Danos. Atua no campo da saúde coletiva, saúde mental e Direitos Humanos. Atualmente é gerente da ONG Luta Pela Paz Ceará.
Anderson Carvalho
Psicólogo especialista em Saúde Mental e Saúde Coletiva, mestre em Avaliação de Políticas Públicas, doutorando em Saúde Pública e acadêmico de Medicina. Professor do curso de Medicina da FACISC/UECE e integrante do Laboratório de Estudos Negros.
Prof. José Henrique da Conceição
Professor licenciado em Letras, Filosofia e Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Teoria Literária, Filosofia e Linguística. Fundador do Instituto Eudoro de Sousa. Comparticipe do Movimento Negro Unificado. Colaborador da Mentoria e Articulação Política do Movimento Nacional de População de Rua do Nordeste.
Mônica Machado
Gestora Cultural formada em Ciências Sociais pela PUC São Paulo, com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pela UNESP – Instituto de Artes campus São Paulo e em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC Rio Grande do Sul. Atua há 29 anos no SESC – Serviço Social do Comércio.
Neyla Castro
Coordenadora do Núcleo de Articulação Comunitária (NACA), vinculado à Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante. É formada em Serviço Social na Unifametro, com especialização em Direitos Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
SERVIÇO:
Seminário Pop Rua no Centro – Diálogos entre Saúde Mental e Cultura
Data: 22/08
Horário: 14h às 17h
Local: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n – Centro)
*18h – Apresentação artística do Bloco Doido é Tu
Local: Praça da Estação das Artes
Corre pro Cuida: Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua
Data: 27/08
Horário: 14h às 17h
Local: Calçada da Kuya e/ou Calçada Sesc Panorama (Rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil)