A última semana de novembro na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – reserva atrações especiais. Nos dias 28 e 29, o equipamento recebe atividades do 8º Fórum Nacional de Museus, que culmina com show do rapper Rico Dalasam. Além disso, o Dia do Samba é comemorado no domingo (1o) com uma programação repleta de boa música, que inclui espetáculo para toda a família e o festival Mercado da Cerveja, no Mercado AlimentaCE.
Parte da programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Fórum Nacional de Museus e espetáculos do Quinta em Cena
Fortaleza sedia entre os dias 25 e 29 de novembro o 8º Fórum Nacional de Museus, com uma ampla programação distribuída entre equipamentos públicos de cultura. A realização do evento é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa (re)Conexões Ceará.
Na quinta (28), a Estação das Artes recebe a mesa-redonda internacional “Repatriação e reparação”, a partir das 18h. Com foco na discussão sobre a repatriação de bens culturais, assegurada nas convenções internacionais, a mesa visa discutir os processos de restituição de acervos no contexto museológico sulamericano e africano e os principais desafios enfrentados de cunho ético, cultural, político e diplomático. O espaço conta ainda com intervenção artística da cantora Luana Florentino.
No mesmo dia a Estação promove mais uma edição do Quinta em Cena, programa dedicado à valorização das artes cênicas. A partir das 16h30, na Praça da Estação, acontece a performance “À Deusa Gaia”, com a artista visual e arte-educadora Socorro Souza, que propõe um ritual utilizando o corpo, o meio ambiente, elementos naturais e cênicos para investigar o lugar e os não-lugares das mulheres na arte e no ambiente natural.
Às 20h é a vez da da Companhia Crisálida de Teatro apresentar o espetáculo “Ariadne – Cartografias de um Labirinto” na Kuya – Centro de Design do Ceará, uma experiência sensorial com teatro e música que convida todos a mergulhar numa releitura do mito grego do fio de Ariadne, a senhora do Labirinto. Ambos os projetos foram selecionados por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024.
Rico Dalasam encerra Fórum de Museus com show na sexta (29)
Para encerrar o 8o Fórum Nacional de Museus, a Estação das Artes recebe na sexta (29) o show “Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato Tia Guga”, do cantor e compositor Rico Dalasam. Uma das principais apostas da música nacional contemporânea, o rapper ganhou notoriedade em 2016 com o lançamento do seu primeiro disco, “Orgunga”. Com reconhecida militância em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+, circula desde maio pelo Brasil com o álbum “Escuro Brilhante”, cujas canções partem das memórias de infância.
Neste dia, a programação tem início às 18h com a DJ Negona, soteropolitana radicada em Fortaleza há quase uma década. Artista de múltiplas linguagens e pesquisadora de intervenções artísticas, seu setlist valoriza a memória sonora afetiva da periferia e promete recorte e referências negras, periféricas e LGBTQIA+, que inclui rap, pop, MPB, e brasilidades, trazendo um recorte dos anos 1990 e 2000 até a atualidade.
Bloco de Carnaval e Projeto Vozes D’África animam o sábado (30)
No sábado (30), a partir das 18h30, acontece na Estação o lançamento enredo e tema do desfile 2025 do Bloco A Turma do Mamão. Fundado em 1975 nos bairros Jacarecanga e Moura Brasil, a agremiação desfilou por muito tempo como uma atração alternativa e foi oito vezes campeã nesta categoria. Agora como tricampeão do desfile oficial do Carnaval de Fortaleza, realizado na avenida Domingos Olímpio, o Bloco faz show para lançar o novo enredo “Uma folia sertaneja, o carnaval com Rachel de Queiroz”, que inclui também o melhor do samba.
Na sequência, sobe ao palco da Gare o Projeto Vozes D’África, criado em 2016 para reunir estudantes de países africanos lusófonos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) interessados em música e cultura africana de modo geral. Na apresentação, selecionada por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024, os universitários tocam, cantam e dançam músicas de estilos pertencentes às suas nações de origem, como o Semba, o Gumbe e o Tina.
Domingo tem comemoração ao Dia do Samba e Mercado da Cerveja
Para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, a Estação das Artes prepara um Domingo na Estação (1o) especial. A partir das 11h, o palco da Gare recebe o Projeto Brasil Encanto, da Casa de Vovó Dedé (Plano Bianual CVDD). Na sequência é a vez do Batuque do Dipas convidar as cantoras Marilene Sales, Samya Kassia, Theresa Rachel e Mulher Barbada, no Mercado AlimentaCE, que neste mesmo dia promove de 10h às 16h o Mercado da Cerveja, um festival de cerveja cearense que reúne 25 rótulos oferecidos por oito produtores do estado.
O domingo tem ainda atividade para toda a família com o “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim de Teatro. A partir das 10h30, os artistas de Quixeré encenam na sala da AFAC um espetáculo bizarro em que são apresentados personagens e personificações dos maiores medos da atualidade. De forma satírica, através da palhaçaria e teatro de animação o público sentirá as mais diversas sensações.
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 28.11 a 01.12
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 28 de novembro a 1o de dezembro
Quinta, 28
QUINTA EM CENA
16h30 às 18h – À Deusa Gaia, com Socorro Souza, na Praça da Estação
20h às 20h45 – Ariadne: Cartografias de um Labirinto, com Companhia Crisálida de Teatro, na Kuya – Centro de Design do Ceará
8º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS
18h às 20h – Mesa-redonda internacional “Repatriação e reparação” e intervenção artística com Luana Florentino
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 29
18h às 19h30 – DJ Negona
20h às 21h30 – Show “Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato Tia Guga”, com Rico Dalasam
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 30
18h30 às 19h30 – Lançamento do enredo e tema do desfile do Bloco A Turma do Mamão 2025
20h às 21h30 – Show “Projeto Vozes D’África”, com estudantes da Unilab
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 1º
Domingo na Estação
10h às 16h – Mercado da Cerveja, no Mercado AlimentaCE
10h30 às 11h10 – Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos, com Trupe Motim de Teatro
11h10 às 12h30 – Projeto Brasil Encanto em homenagem ao Dia Nacional do Samba (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)
13h às 16h – Dipas convida: Marilene Sales, Samya Kassia, Theresa Rachel e Mulher Barbada, no Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.