Sobrado Dr. José Lourenço

Patrimônio cultural cearense, construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado Dr. José Lourenço é uma das primeiras edificações de três andares construída no Estado. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi restaurado em 2006 pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, sob a orientação do arquiteto Domingos Linheiro, com patrocínio da Oi, através da Lei Rouanet e parceria da Oi Futuro.

Planejado para ser anexo do Museu do Ceará, foi por meio de uma reivindicação da Associação dos Artistas Plásticos do Ceará, com articulação direta da pesquisadora e curadora Dodora Guimarães, que se vislumbrou o Sobrado como espaço potencial para as Artes Visuais do Estado, tendo sido inaugurado em 31 de julho de 2007.

Ao longo desse tempo, vem cumprindo à sua missão, que é promover a valorização do Artista Cearense e a difusão das Artes Visuais, através de ações de fomento, criação, formação, pesquisa e fruição em artes, dialogando com amplos segmentos artísticos, culturais e sociais, além de corroborar a preservação da história e memória deste bem cultural.

Em 2022, o Sobrado Dr. José Lourenço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, passou a ter a gestão em parceria do Instituto Mirante.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.