O Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, abre ao público neste mês a mostra Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary. A iniciativa conta com a parceria do Museu Indígena Pitaguary e acontecerá no dia 17 de abril (quarta), às 9h, na Casa de Apoio Pitaguary, localizada na Aldeia Monguba, na Rua Santa Inês, nº 600, Monguba, Pacatuba, no Ceará.
Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary surge da união de diversas pessoas que partilham interesses, direitos e histórias em comum, os povos indígenas. Tem o objetivo de apresentar as pinturas do artista plástico e liderança indígena, Benício Pitaguary, cuja arte gráfica e pinturas corporais alcançaram reconhecimento nacional e internacional, impulsionando o fortalecimento da cultura e tradição de seu povo.
A Mostra apresenta 15 obras de Benício Pitaguary, recriadas por membros da Juventude Indígena Pitaguary da Aldeia Monguba, localizada no município de Pacatuba, no Ceará. Tem a curadoria coletiva de Ana Clécia Pitaguary, Antonia Kanindé, Madson Pitaguary, Philip Bandeira, Rachel Medina, Rosa Pitaguary e Thalia Pitaguary. Além das obras, terá exibição de vídeos com falas do artista e seus pertences pessoais.
O cerimonial da mostra contará com falas oficiais, venda de artesanato e a apresentação de um toré promovido pela comunidade indígena Pitaguary. O momento é totalmente gratuito e livre para todas as idades. Após a abertura Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary, o período de visitas segue aberto de terça a quinta, das 9h às 16h, e sexta e sábado, das 09h às 21h, com intervalo para almoço.
A integrante da curadoria coletiva, Rosa Pitaguary, acredita que a mostra é uma forma de celebrar as pinturas e o legado de Benício Pitaguary ao dizer que “Benício encantou-se em 2022, mas seu espírito foi eternizado em suas obras, continuando a inspirar e promover a cultura e arte indígena. Seu legado nos ensina que todos podemos ocupar espaços significativos”, finaliza.
Germana Vitoriano, diretora do Sobrado, celebra a abertura da mostra e a parceria com o Museu e fala que “estamos felizes com a realização dessa mostra, que só reafirma o quanto a cultura do Povo Pitaguary é diversa, vigorosa, que permanece e se renova. E a relação com o Sobrado vem desde 2017, ano da realização da Exposição Museu Indígena Pitaguary, do Benício Pitaguary”, enfatiza Germana.
Sobre o Sobrado Dr. José Lourenço
Tombado como patrimônio cultural estadual, o Sobrado foi Inaugurado em 31 de julho de 2007 e tem como missão a valorização do artista cearense e a difusão das Artes Visuais, por meio de ações de fomento, criação, formação, pesquisa e fruição em artes, em diálogo com amplos segmentos artísticos, culturais e sociais, além de corroborar a preservação da história e memória do Ceará.
A Mostra faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação, difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
SERVIÇO
Abertura da mostra Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary em Pacatuba
Data: 17 de abril de 2024 (quarta)
Horário: 9h
Local: Casa de Apoio Pitaguary (Aldeia Monguba) – Rua Santa Inês, nº 600, Monguba – Pacatuba/CE
Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154
Mais informações: [email protected] / (85) 99622.2023 (WhatsApp)
Atividade gratuita