O artista plástico e arte-educador, Faso, realiza ação formativa de ilustração gráfica promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – no Instituto Povo do Mar (IPOM), na Praia do Futuro, em Fortaleza. A atividade acontece nos dias 19, 20, 21, 26 e 27 de agosto, das 13h às 17h e tem classificação etária a partir de 12 anos.
A oficina tem o objetivo de difundir a arte e a técnica do scratchboard como meio de produção e expressão de ideias. Ao longo da formação, o ministrante vai apresentar aspectos teóricos e propor práticas de experimentação, riscando, arranhando a superfície do papel para trabalhar a gravação direta no mesmo suporte. É uma técnica de grande potencial muito utilizada no século XIX, pouco difundida nas produções de artes visuais no Brasil.
Os/as participantes vão conhecer a partir de uma vivência experimental a técnica de ilustração do scratchboard – scracth significa “incisão”, “gravação” e board por sua vez significa “placa” ou “suporte” – com a utilização de materiais mais acessíveis para confeccionar suportes de gravação, raspagem ou ranhuras, como papel couchê e canson, giz de cera estaca preto e branco, nanquim, talco e fita crepe. Em seguida, vai transferir o desenho para este suporte onde realizarão um trabalho artístico de gravação direta, num contraste muito similar visualmente a xilogravura em preto e branco.
CONHEÇA O MINISTRANTE
Desenhista, pintor, ilustrador e gravador. Iniciou sua jornada como artista no início dos anos 2000 e vem desenvolvendo seu trabalho ao longo do tempo, participando de diversas exposições coletivas no cenário de Fortaleza, como a UNIFOR Plástica, na Unifor, Viva a Cor, em espaço cedido pela Receita Federal, Mostra França-Brasil, também na Unifor, Exposição 8 de Maio, no espaço cultural BNB, dentre outras. Participou como ilustrador do Almanaque Fortaleza dos Maracatus no ano de 2012 e ilustrou a capa do livro Pérolas do Centauro, do artista Pingo de Fortaleza (2013) em comemoração aos 40 anos da música cearense, promoveu o projeto da Monstra Art ‘’zines de um ano que nunca existiu” reunindo vários artistas gráficos o cearenses com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, em 2021. Atualmente realiza pesquisas na área das artes visuais pelo curso de licenciatura no Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia Do Ceará (IFCE) tendo como produção a série poética “Desenho Gravado: Na fronteira entre o desenhar e o gravar”.
CONHEÇA O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
O Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
SERVIÇO
Sobrado Dr. José Lourenço promove oficina “Desenho Gravado: vivências poéticas com a arte e técnica do scratchboard” no Instituto Povo do Mar
Ministrante: Faso
Dia(s): nos dias 19, 20, 21, 26 e 27 de agosto de 2024
Horário: 13h às 17h
Local: Instituto Povo do Mar (IPOM) – Av. Dioguinho, 3519, Praia do Futuro – Fortaleza/CE
Classificação etária: 12 anos
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Atividade gratuita