Sobrado Dr. José Lourenço promove oficina sobre patrimônios culturais na Favela do Inferninho

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza no sábado, dia 20 de maio, das 9h às 12h, a oficina Percursos Afetivos: patrimônios culturais da Favela do Inferninho, no Beco Céu, bairro Vila Velha, em Fortaleza.

A oficina pretende dialogar sobre patrimônio, cultura, identidade e memória trocando experiências com os/as moradores/as, através da criação de mapas afetivos a partir dos assuntos trabalhados durante a mediação. Também realizará uma caminhada pela comunidade para recolher alguns objetos que serão utilizados para contextualizar a história do local. Uma iniciativa do Sobrado Dr. José Lourenço, através do projeto Percursos, em parceria com o Instituto Pensando Bem.

O Instituto tem o objetivo de transformar a favela em um espaço criativo, frequentado e valorizado pelos moradores do Inferninho, com a promoção de atividades nas áreas da educação, esporte, tecnologia e inclusão social. Pensando Bem nasce do projeto de aceleração da ONG Gerando Falcões, uma aceleradora de talentos que ajuda na capacitação de líderes comunitários e potencializa a inovação e tecnologia na favela.

O fundador do Instituto Pensando Bem, Rutenio Florencio, celebra a realização da parceria e chama atenção para ações que promovam a transformação local. “Nós acreditamos que é possível mudar a realidade das pessoas potencializando sonhos, através da realização de atividades que oportunizam o debate sobre a nossa comunidade. Por isso, a importância de parcerias, como essa, que proporcionam mudanças sociais”, finaliza.

A organização participou, recentemente, de um programa de TV aberta onde o fundador e o cofundador da instituição, Rutenio Florencio e Railson Marques, respectivamente, venceram a prova e levaram cerca de trezentos e cinquenta mil reais para desenvolver ações na comunidade. Atualmente, realiza projetos que estão impactando a vida de mais de 400 famílias.

Para a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano, a parceria proporcionará a troca de experiências e a possibilidade de discutir a memória da comunidade. “Esperamos que a oficina ajude na valorização das histórias dos moradores e moradoras do Beco Céu. Para que saibam como nasceu a comunidade e possam celebrar sua formação”, enfatiza a diretora.

Sobre o projeto Percursos
O projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, tem o objetivo de descentralizar ações de formação, difusão e o fomento de expressões artísticas e culturais, realizando oficinas, vivências artísticas, exposições, visitas, dentre outras ações, em parceria com instituições públicas, privadas e comunidades que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

~ Serviço:
Oficina Percursos Afetivos: patrimônios culturais da Favela do Inferninho
Data: 20 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Travessa Artur Borges, 55, Beco Céu – Vila Velha – Fortaleza/CE
Carga horária: 03h (com certificação)
Público: a partir de 14 anos
Vagas: 30
Entrada: Gratuita
Mais informações: [email protected]