Sobrado Dr. José Lourenço realiza a abertura da exposição “A Criança e o Tempo” no Centro Cultural Chico da Silva, no Pirambu

A exposição conta com a curadoria do artista plástico Gandhy Piorski.

Neste mês, acontece a abertura da exposição “A Criança e o Tempo”, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante – em parceria com Negruras – Associação de Pesquisa e Cultura das Ancestralidades Negras Cearenses, Hust Street, Coletivo Pira Roots e Quebramar Rec que compõem o Espaço Cultural João Pedro Santos.

A atividade será nesta sexta-feira (13/07), às 16h, no Centro Cultural Chico da Silva, localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, 174, no bairro Pirambu, em Fortaleza. A exposição, que conta com a curadoria do artista plástico Gandhy Piorski, é resultado de uma imersão investigativa sobre o tempo com as crianças do Instituto Atitude Atleta, liderado pelo professor Márcio, no bairro Pirambu.

O curador propôs desafios que as levassem a dar corpo ao tempo, com perguntas como: Se o tempo fosse um bicho, uma criatura, como ele seria? De onde vem o tempo? Para onde ele vai? O que acontece quando o tempo passa pelas coisas, pelas pessoas? Perguntas que as provocaram a fazer do tempo uma coisa, uma criatura, um ser, uma realidade, um curso, um rio, um cosmos.

As crianças puderam expressar suas percepções da força incontível e transitória desse deus. Tais perguntas, motes de criação para as crianças, também podem guiar cada um de nós pela exposição. Elas ajudam a perceber as coisas criadas como coisas filosóficas. As crianças criam imagens com função filosofante.

A exposição seguirá aberta ao público até o dia 31 de outubro deste ano, no Espaço Cultural João Pedro Santos localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, nº 310, Pirambu, em Fortaleza. Seu acesso é inteiramente gratuito e livre para todas as idades. A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

CONHEÇA O CURADOR

Gandhy Piorski é artista plástico, curador e pesquisador na área da cultura. Investiga o universo simbólico das produções das infâncias, partindo de uma perspectiva de construção destas narrativas a partir do campo do imaginário, em diálogo com a filosofia e a antropologia, navega pelos diversos sentidos e percepções que sedimentam as produções culturais das infâncias. É através do imaginário das crianças que Gandhy observa e identifica o brincar como uma configuração própria do universo cultural, perspectiva essa que se desdobrou na publicação de livros intitulados “Brinquedos do chão”, “A natureza, o imaginário e o brincar” e “A criança e as águas”. Além de experiências no campo das visualidades a partir de projetos expositivos e pesquisas, a exemplo do estudo ligado ao Museu do Brinquedo, em Sintra. Gandhy pesquisou 25 comunidades no Ceará, para desenvolver projetos que trabalham o olhar das infâncias e suas experiências no mundo.

CONHEÇA O ESPAÇO CULTURAL JOÃO PEDRO SANTOS

O Espaço Cultural João Pedro Santos, se configura como um novo e potente espaço cultural gerido por diversos grupos, organizações e coletivos de juventude independente do bairro Pirambu, na cidade de Fortaleza. O local é fruto da colaboração entre o Negruras – Associação de Pesquisa e Cultura das Ancestralidades Negras Cearenses, Coletivo Piraroots, Quebramar Rec e a marca de moda Hust Street que se uniram para criar um ambiente inclusivo e diversificado pautado na promoção e difusão da cultura, pesquisa e arte no território.

CONHEÇA O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

SERVIÇO

Sobrado Dr. José Lourenço realiza a abertura da exposição A Criança e o Tempo no Centro Cultural Chico da Silva, no Pirambu
Curador: Gandhy Piorski
Dia(s): 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Centro Cultural Chico da Silva – Rua Nossa Senhora das Graças, nº 174, Pirambu – Fortaleza/CE
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Atividade gratuita