Sobrado Dr. José Lourenço realiza abertura da exposição Performar na Caixa Cultural Fortaleza

O acesso é inteiramente gratuito e segue em cartaz até o dia 26 de maio

Com o tema as artes visuais dos anos 2000, o Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza abertura da exposição Performar que acontecerá no dia 23 de abril (terça), às 19h, na Caixa Cultural Fortaleza localizada na Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza.

A exposição Performar, com curadoria de Waléria Américo, propõe o encontro de artistas que compõem a primeira década de artes visuais dos anos 2000 na cidade de Fortaleza. Nesse período, as formações artísticas, as produções de artes e a difusão da arte contemporânea consolidaram-se na cidade, consequência de diferentes processos institucionais e ações de artistas independentes da cena local.

A ação conta o apoio da Caixa Cultural Fortaleza através do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado. A exposição será inaugurada na próxima terça (23/04) e estará aberta ao público até o dia 26 de maio deste ano, na galeria da Caixa Cultural Fortaleza. Seu acesso é inteiramente gratuito.

Performar conta com a participação de 23 artistas que se estabeleceram nas artes visuais entre os anos de 2000 a 2014, e apresentaram um conjunto de obras que “afirmam a arte contemporânea enquanto um processo com particularidades performativas”, ou seja, quando o movimento crítico ou relacional aponta para projetos dinâmicos, onde esses artistas criam produções nas quais os significados escapam da materialidade ou visualidade.

A curadora Waléria Américo afirma que escolheu o tema, pois a “realização da produção do início dos anos 2000 revelaram uma ação que se faz e se desfaz ou constroi-se exatamente na passagem de um estado para outro. A transitória imagem é compreendida como elo, espaço de habitação de sensibilidades estéticas, poéticas e políticas’’ finaliza.

A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos e feriados, das 10h às 19h. As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Aquelas consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão sinalizadas no ambiente expositivo ou próximo às obras.

Conheça a curadora

Waléria Américo é artista visual e professora de Artes na Universidade da Amazônia. É mestre em Arte Multimédia – Performance & Instalação pela Universidade de Lisboa. Suas pesquisas artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal que no entanto nunca se deixam fixar. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras.

Dentre exposições se destaca sua participação na Mostra Sesc de Artes Visuais, Sobral (2023); Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos, Fortaleza (2023); SE ARAR, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza (2022); Espelho Labirinto – Coleção Sérgio Carvalho, Brasília (2022) Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém do Pará (2021); e Arte Sonora Brasileira – Dystopie Sound Art Festival, Berlim (2020). Realizou as curadorias de “Rarefeito” com mulheres artistas no Sobrado Dr. José Lourenço Fortaleza CE (2021); “O corpo é o centro da tempestade” com jovens artistas pela Secretária de Cultura De Fortaleza – Secultfor (2021) e “Viver 2020” com fotógrafas do grupo Sol para Mulheres na Imagem Brasil Galeria, Fortaleza CE (2021).

 

Os artistas que fazem parte da exposição Performar:

Acidum Project

Alexandre Veras

David da Paz

Enrico Rocha

Érica Zingano

Euzébio Zloccowick

Jared Domício

Júlio Silveira

Júnior Pimenta

Jussara Correia

Kelson Teles

Kleber Ventura

Lia Damasceno

Linga Acácio

Marina de Botas

Mariana Smith

Milena Travassos

Sabyne Cavalcanti

Solon Ribeiro

Ticiano Monteiro

Vitor César

Yuri Firmeza

Zé Tarcísio

 

Sobre o Sobrado

Tombado como patrimônio cultural estadual, o Sobrado foi inaugurado em 31 de julho de 2007 e tem como missão a valorização do artista cearense e a difusão das Artes Visuais, por meio de ações de fomento, criação, formação, pesquisa e fruição em artes, em diálogo com amplos segmentos artísticos, culturais e sociais, além de corroborar a preservação da história e memória do Ceará.

SERVIÇO

Sobrado Dr. José Lourenço realiza abertura da exposição Performar em parceria com a Caixa Cultural Fortaleza

Dia: 23 de abril de 2024

Horário: 19h

Local: Galeria da Caixa Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154

Mais informações: [email protected]