Com o tema Ações Performáticas, Imagem e Cidade, a roda de conversa acontece neste sábado, 25 de maio, às 15h, na Caixa Cultural Fortaleza. O Café do Zé contará com a participação dos artistas Enrico Rocha, Solon Ribeiro e a curadora da exposição Performar, Waléria Américo. A ação é promovida pelo Sobrado – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – e tem o apoio da CAIXA Cultural de Fortaleza.
O Café do Zé é uma ação que tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. Nesta edição, o tema será centrado na relação da performance com a cidade, apresentando as experiências de artistas visuais que fizeram parte da cena artística entre os anos de 2000 a 2014. Entrelaçando a performance com a fotografia e o audiovisual para criar significados e pensamentos sobre a imagem.
A atividade também falará sobre a exposição “Performar”, que segue em cartaz até o dia 26 de maio, na CAIXA Cultural de Fortaleza. A curadoria é de Waléria Américo que propõe um encontro de artistas que compõem a primeira década de artes visuais dos anos 2000 na cidade de Fortaleza.
A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos e feriados, das 10h às 19h. As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Aquelas consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão sinalizadas no ambiente expositivo ou próximo às obras.
SOBRE OS/AS MINISTRANTES
ENRICO ROCHA
É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua profissionalmente na interseção entre arte, comunicação e educação, atualmente com foco na escuta, elaboração e acompanhamento de processos individuais e coletivos. Como artista pesquisador, desenvolve projetos interessados na relação entre estética e política, como a intervenção Desapropriação, Natural, Observação, Caatinga, Seca realizada em parceria com Vitor Cesar para o Projeto Parede do MAM SP (2019).
SOLON RIBEIRO
É artista, curador e professor, graduado em arte e comunicação com especialização em fotografia pela L’École Superieure des Arts Decoratifs, Paris. Atua na investigação de cruzamentos entre a fotografia, o cinema, a cenografia, a instalação e a performance. É autor dos livros LambeLambe: Pequena história da fotografia popular, Fotografia Contemporânea: Linguagem e Pensamento e Perdeu a Memória e Matou o cinema. Participou de mostras coletivas no Itaú Cultural, São Paulo (2011); no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2011); no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007 e 2000); e apresentou individualmente Quando o cinema se desfaz em fotograma, FUNARTE, Rio de Janeiro (2009).
WALÉRIA AMÉRICO
É artista visual e professora de Artes na Universidade da Amazônia. Mestre em Arte Multimédia – Performance & Instalação pela Universidade de Lisboa. Suas pesquisas artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal que no entanto nunca se deixam fixar. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras. É curadora da exposição Performar.
Serviço
Sobrado Dr. José Lourenço realiza Café do Zé sobre ações performáticas, imagem e cidade na CAIXA Cultural Fortaleza
Dia(s): 25 de maio de 2024
Horário(s): 15h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza/CE
Atividade gratuita
Instagram @sobrado154
E-mail [email protected]
WhatsApp (85) 99622.2023