Sobrado Dr. José Lourenço realiza Café do Zé sobre as trajetórias da memória e da cultura do Centro de Fortaleza

A atividade é livre para todas as idades e com direito à certificação
Fachada "Sobrado Dr. José Lourenço" - Crédito: Fernanda Siebra

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza Café do Zé “Investigando o Sobrado: trajetórias da memória e da cultura no bairro Centro”, com a professora universitária Kadma Marques Rodrigues e os/as pesquisadores/as Paulo Henrique Ferreira e Thaynara Martins Freitas. A atividade acontece no sábado, 26/08, às 9h, na Pitéu Casa Criativa, na cidade de Fortaleza.

O Café do Zé tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. Nesta edição, acontece uma conversa para refletir sobre a constituição do Sobrado Dr. José Lourenço, enquanto elemento fundamental na produção de perspectivas, acerca do patrimônio e da memória cearense, pensando a trajetória desse equipamento e sua relação com o entorno. A palestra é gratuita e com certificação.

Além de apresentar um esboço da pesquisa, em andamento, do Edital de Residência Artística e Pesquisa do Sobrado, que tem o intuito de consolidar o conhecimento científico acerca dos efeitos do tempo sobre a arte e a cultura no Ceará, a partir da trajetória deste equipamento cultural, como elemento simbólico dinâmico, ponto de partida e de chegada das trajetórias de descobertas e conhecimento sobre os sentidos do patrimônio no espaço urbano.

A pesquisa é dividida em dois eixos de investigação, sendo eles: I. arte, formação, difusão; II. pesquisa, patrimônio e memória e conta com a orientação da professora Kadma Marques. Os/as selecionados/as da pesquisas vão produzir, durante o período de 04 (quatro) meses, relatórios e artigos que serão disponibilizados de forma virtual e/ou impressa como resultado da investigação sócio-histórica.

A professora universitária, Kadma Marques, destaca a importância dessa edificação para o Centro da cidade. “O Sobrado dá pistas de sua trajetória, marcada por diferentes usos e atribuição de valores. Encravado historicamente no bairro Centro, o Sobrado oferece testemunho de diversos cenários e momentos, em que a memória e a cultura em Fortaleza foram tecidas pelas práticas de muitos agentes que rompem a suposta inércia de estruturas edificadas”.

Sobre os/as ministrantes

Kadma Marques Rodrigues
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi orientadora científica no Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais, do Museu de Arte Contemporânea (MAC/CDMAC). Foi Professora Visitante na Faculté dAnthropologie, Sociologie et Science Politique (Université Lumière Lyon 2). Atualmente é Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), na UECE. Trabalha com os seguintes temas: economia criativa, sociologia da arte e da cultura (com ênfase na cultura alimentar).

Paulo Henrique Ferreira
Bacharel em Antropologia e Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Estudante de mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Conselheiro no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará (COEPIR/CE). Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia urbana, antropologia das emoções, antropologia das relações raciais e antropologia visual.

Thaynara Martins Freitas
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestra em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência de pesquisa com ênfase em etnicidade e relações interétnicas, atuando principalmente com as temáticas: indígenas no Ceará, museologia indígena e gênero. Desde 2010, atua profissionalmente no campo do patrimônio cultural, com experiência na elaboração de pesquisa e produção de relatórios sobre bens culturais imateriais e licenciamento ambiental.

Projeto Percursos
A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço
Café do Zé – Investigando o Sobrado: trajetórias da memória e da cultura no bairro Centro
Ministrante(s): Kadma Marques Rodrigues, Paulo Henrique Ferreira e Thaynara Martins
Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)
Horário(s): 09h às 11h
Local: Pitéu Casa Criativa – Avenida Visconde do Rio Branco, 1606, Centro – Fortaleza/CE