Sobrado Dr. José Lourenço realiza oficina sobre os sentidos do brincar na cultura afro-indígena

A classificação é livre para todas as idades e públicos e totalmente gratuito

A oficina é um percurso formativo a partir da aproximação de dois universos: as manifestações populares brasileiras e a improvisação em pesquisa e composição cênica, e acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho, das 13h30 às 17h30, no CSU da Unidade de Saúde Básica do Cristo Redentor, localizada na Avenida Monsenhor Hélio Campos, 178, no bairro Cristo Redentor em Fortaleza.  Para participar, é necessário fazer sua inscrição no Sympla nesse link: http://t.ly/s12dq

A oficina também tem por fundamento o jogar/brincar/improvisar das manifestações/expressões/práticas culturais afro-indígenas da cultura popular, para possibilitar uma investigação sinestésica, pessoal e em coletivo, sobre o estado de “corpo brincante” e que poéticas esse corpo traz para as linguagens cênicas, no espaço-tempo próprio do jogo, estabelecido à medida que jogadores/brincantes sentem vontade “jogar” e “jogam”.

É promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante. Será ministrada pela artista não-binárie, Déu, que irá propor uma experimentação dos conteúdos de ordem técnico-criativa, através do trabalho corporal direcionado para processos de composição cênica, enquanto mecanismos e recursos que contribuem no desenvolvimento artístico e profissional dos participantes. 

Cada atividade desta ação oportuniza outros modos de ver o mundo, conviver e intervir nele, construindo possibilidades afetivas a partir de nossas micro-relações e micro-ações, para reverberar em outras relações e ações, para fabularmos futuros possíveis por meio de uma lente cultural e educacional negra e indígena, resgatando valores e princípios apagados pela colonização e suas estruturas contemporâneas.

SOBRE O MINISTRANTE 

Déu é artista não-binárie, negre-periférique, e manifesta-se por meio das artes cênicas e visuais, poéticas e musicalidades ancestrais em seu fazer transartístico, estando intérprete-criadore; artista-pesquisadore; brincante de Coco de Praia, Bumba-Meu-Boi e Maracatu; artista visual e poeta.

 

SOBRE O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO 

 

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória. 

SERVIÇO 


Oficina Malungo – Sentidos de Brincar na Cultura Afro-Indígena

Ministrante: Déu

Dia(s): 17 a 21 de junho de 2024

Horário(s): 13h30 às 17h30 

Local: CSU Gov. Virgílio Távora – Cristo Redentor/Espaço da ASPAS – Avenida Monsenhor Hélio Campos, 178, Cristo Redentor – Fortaleza/CE 

Classificação etária: Livre

Para se inscrever, basta clicar nesse link: http://t.ly/s12dq.