Sobrado promove oficinas sobre memória e ancestralidade no mês da Consciência Negra

As formações acontecerão nos espaços parceiros do projeto Percursos

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove oficinas com o tema “Memória e Ancestralidade: o Parangolé Pano-de-Pente” no mês de novembro.

As formações acontecerão no dia 16 de novembro (quinta), às 13h30 na Pitéu Casa Criativa, no Centro da cidade, e no 17 de novembro (sexta), às 13h30 no Instituto Povo do Mar (IPOM), na Praia do Futuro. As oficinas são gratuitas e tem classificação indicativa de 14 anos.

A atividade integra a programação do “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria da Cultura.

A ação propõe um momento de experimentação e ressignificação de símbolos de poder e elementos do cotidiano dos participantes da atividade, gerando, a partir das análises e discussões decorrentes, um produto artístico coletivo e colaborativo, o Parangolé Pano-de-Pente, idealizado pela artista Cláudia Quilombola.

Nos tecidos do Parangolé, cenas da vida cotidiana, símbolos, memórias, lembranças, ferramentas, acessórios e tudo o que surgir a partir do diálogo ao longo da atividade. Esse Parangolé será vestido ao final pelos integrantes da formação, uma indumentária de poder comunitário que empodera aqueles que o vestem, valorizando a cultura da qual aquela pessoa faz parte.

Os Parangolés são um conjunto de obras com o propósito de serem vestidas e mudar a participação do espectador, inserindo-o como integrante de processos artísticos. Um de seus maiores representantes foi o artista Hélio Oiticica. Juntando-se a essa proposta, o pano de pente, fabricado em tear com cores e geometrias específicas de acordo com a sua fabricação, guardando aspectos culturais ancestrais repletos de significados e memórias.

Serviço
Sobrado promove oficinas sobre memória e ancestralidade no mês da Consciência Negra

Dia(s): 16 de novembro (quinta)
Horário(s): 13h30
Local: Pitéu Casa Criativa – Av. Visconde do Rio Branco, 1606, Centro – Fortaleza/CE

Dia(s): 17 de novembro (sexta)
Horário(s): 13h30
Local: IPOM – Instituto Povo do Mar – Praça D. Helder Câmara, 3519, Praia do Futuro – Fortaleza/ CE