Sobrado promove roda de conversa sobre as mulheres negras na arte contemporânea no mês da Consciência Negra

A atividade é gratuita e integra a programação do II Festival Afrocearensidades
Obra ALTAR, de Amanda Nunes

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante, realiza o Café do Zé com o tema “Enxergar no escuro: a imaginação radical negra e a ética coletiva das mulheres negras na arte contemporânea” com a artista Aline furtado. A roda de conversa acontece no dia 25 de novembro (segunda-feira), às 10h, na Escola Estadual Governador Flávio Marcílio, no Pirambu, Fortaleza.

O Café do Zé é uma ação que tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. A ação tem o objetivo de refletir sobre o impacto que a produção artística das mulheres negras, na arte contemporânea, tem sobre as estruturas de poder no circuito das artes. Tem impacto? O que elas mudaram no mundo com sua arte? A artista utiliza sua trajetória e processo criativo como dispositivos de fala, para investigar como a ética coletiva das mulheres negras dão o chão para quem precisa enxergar no escuro.

A atividade integra o 2º Festival Afrocearensidades, realizado pela da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), que celebra a resistência negra, quilombola e dos povos de terreiro no Ceará. Neste ano, conta com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, no novembro da Consciência Negra, ocupando diversos espaços culturais, honrando as raízes negras através da música, da dança e da oralidade. A classificação etária é de 14 anos.

CONHEÇA A MINISTRANTE
Aline Furtado nasceu no sertão do inhamuns, região fronteiriça entre PI e CE, no nordeste do Brasil – encontra em sua trajetória não-individual a matéria de seus possíveis – artista, pesquisadora, curadora, advogada, Tem na sua atuação na luta por direitos e na educação jurídica popular o sustento para o pensamento curatorial e para os processos de formação. Integra a TERRA (coletiva) e é diretora criativa e articula os saberes do vivido com os saberes legitimados nas artes visuais, no cinema e na produção de conhecimento.

CONHEÇA O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço
Enxergar no escuro: a imaginação radical negra e a ética coletiva das mulheres negras na arte contemporânea
Ministrante: Aline Furtado
Dia(s): 25 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: EEFM Governador Flávio Marcílio – Avenida Pasteur, 575, Pirambu – Fortaleza/CE
Classificação indicativa: 14 anos
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected] / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Atividade gratuita