A KUYA – Centro de Design do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com Instituto Mirante de Cultura e Arte, encerra, neste domingo (3), a exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará” localizada na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). A mostra é fruto da duas linhas investigativas do Programa de Pesquisa SANKOFA 2023, que conduz o público a uma viagem nos primeiros capítulos da história do design gráfico cearense.
Com curadoria de Camila Barros, Lucas Borges, Alessandra Pereira e Bergson Dias, bolsistas selecionados no Programa de Pesquisa SANKOFA 2023, a mostra apresenta peças editoriais encontradas no acervo da Bece, do Plebeu Gabinete de Leitura e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
O acesso é gratuito de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábado e domingo, de 9h às 17h, no Setor de Atualidade da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), no térreo.
Sobre a exposição
A mostra “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará” apresenta o resultado das pesquisas nas duas linhas investigativas do Programa de Pesquisa SANKOFA 2023: memória e inovação. O destaque da exposição são as publicações gráficas encontradas nos acervos públicos e privados do Estado e a vivência imersiva cocriativa nos territórios cearenses, proporcionando uma experiência interativa ao público.
Fruto do Programa de Pesquisa SANKOFA 2023, lançado via edital pela Kuya – Centro de Design do Ceará, visando estabelecer conexões entre a pesquisa, a formação e a difusão, contribuindo para o reconhecimento dos saberes e fazeres envolvidos na produção do design gráfico feito no Estado.
“O Programa de Pesquisa Sankofa 2023 parte das memórias gráficas que fundamentam a cultura do design e a produção contemporânea, por isso buscamos revisitar o diálogo entre memória e inovação, duas linhas de pesquisa que alicerçam à exposição.” destaca Delano Pessoa, coordenador de pesquisa da Kuya.
SERVIÇO:
Exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará”
Período: até 3 de março de 2024 (domingo);
Horário: Terça a Sexta: 9h às 20h | Sábado e Domingo: 9h às 17h;
Local: Térreo | Setor de Atualidades – Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro, CEP: 60010-000.
ENTRADA GRATUITA E ABERTA AO PÚBLICO