O Museu Ferroviário João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — encerra as exposições de curta duração “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu” e “Memórias da Estação” neste domingo (14). Abertas no último dia 25 de janeiro, as mostras iniciaram as atividades do espaço. O equipamento tem inauguração prevista para o primeiro semestre deste ano. A visitação é gratuita e aberta ao público.
As mostras apresentadas nas dependências do Complexo Cultural Estação das Artes são homenagens aos percursos dos trens no Ceará. “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, localizada na Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Afac), expõe uma maquete de cinco metros que retrata as Oficinas de Manutenção da Transnordestina — espaço conhecido pelos fortalezenses como “Oficinas do Urubu”. A obra de arte foi produzida pelo ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas Oficinas há 40 anos, em escala HO, de proporção 1:87, onde cada item foi medido e reproduzido 87 vezes menor que o seu tamanho real.
Já a exposição digital “Memórias da Estação”, na entrada principal do Complexo, reúne 21 registros fotográficos que cartografam as principais mudanças espaciais vivenciadas pela Estação João Felipe ao longo de quase 150 anos de história. A curadoria é de Hamilton Pereira, Clenilton Melo e Camocim Ribeiro, nomes importantes na manutenção do patrimônio ferroviário cearense.
Diretora do Museu Ferroviário João Felipe, a historiadora Cristina Holanda destaca que o equipamento prepara-se para inaugurar sua exposição de longa duração. “O Museu Ferroviário está numa transição. Estamos finalizando a montagem da nossa exposição de longa duração, que vai abarcar momentos da história da ferrovia no Ceará, do seu nascedouro até acontecimentos mais atuais. Posteriormente, realizaremos também exposições itinerantes, visitas mediadas e outras ações educativas. Nossa expectativa é muito positiva com a ocupação do pavilhão sete da Pinacoteca do Ceará — a partir do nosso lugar fixo na estrutura do Complexo Cultural Estação das Artes, seguiremos desenvolvendo e ampliando o raio das nossas atividades de pesquisa, educação e entretenimento”, adianta.
Serviço
Encerramento das exposições “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu” e “Memórias da Estação”
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro). Entrada pela Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC).
Quando:
“Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”
Sexta (12): de 12h às 20h, com entrada na exposição até 19h30
Sábado (13) e domingo (14): de 9h às 15h, com entrada até 14h30
“Memórias da Estação”
Sexta (12): de 12h às 21h
Sábado (13): de 14h às 21h
Domingo (14): de 9h às 15h