Programação diversa deve abraçar diferentes perfis de mães e de maternagens, com feirinha gastronômica e agroecológica no Mercado Gastronômico, música boa, aulas show com receitas e atividades infantis

Um Domingo na Estação para curtir com todas as mães e quem vive a maternagem, o cuidar. O Complexo Cultural Estação das Artes celebra o Dia das Mães com uma programação diversa para abraçar os mais diferentes perfis de mães, que podem, em família, desfrutar esse dia especial. Há programação para as que gostam de dançar, para quem ama cuidar da alimentação, e mesmo para quem curte passar um tempo em atividades com as crianças. A programação acontece de 9h às 12h e é gratuita. O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, após investimento do Governo do Ceará.

Logo que abrirem os portões, às 9h, o público já poderá circular pela Feira Cultural da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), que acontece no Mercado Gastronômico. É uma ótima oportunidade para comprar alimentos de qualidade diretamente de quem produz e ainda trocar experiências com este grupo de feirantes, cujo trabalho reconhece a identidade cultural cearense e visa fortalecer a organização social de famílias agricultoras. Além de frutas, legumes, café e mel, a feira agroecológica também vai comercializar outros produtos, como por exemplo requeijão e queijos da marca Terra Conquistada, uma linha própria do MST. Mas não para por aí: bolos, focaccia, tortinha salgada de carne de caju, pão de mel e outras delícias também podem ser adquiridas para consumir na hora.

Os amantes da gastronomia e da cultura alimentar cearense também poderão adquirir e degustar comidinhas na Feirinha Gastronômica, que acontece no mesmo espaço. Então chama a sua mãe e vem para a Estação das Artes se esbaldar com cuscuz, tapioca, acarajé e outras delícias. Haverá também barraquinhas de bebidas para refrescar o dia e alegrar a festa. O som fica por conta da brasilidade da DJ Isa Capelo, que, das 9h às 12h, apresenta uma mistura do clássico da música popular brasileira e outras bossas, trazendo leveza e muito remelexo.

Aulas show de gastronomia com aproveitamento integral da castanha
Quando a gente pensa em comida de mãe, é puro afeto, não é mesmo? Quem curte ser bem criativa na cozinha não pode perder as três aulas show de gastronomia que acontecerão no Centro de Design sobre o aproveitamento integral de um produto bem cearense: a castanha de caju. Essas três atividades terão limitação de 50 vagas, e as senhas serão distribuídas no local. Então chega cedo para garantir seu lugar!

Na primeira aula-show, de 10h às 10h30, a artista e militante do MST Aspásia Mariana, que participa do projeto audiovisual do coletivo com receitas chamado “Comida de verdade”, ensinará como fazer o leite vegetal a partir da castanha. Em seguida, na aula show “Sobrou pra mim o bagaço da castanha”, a microempreendedora Karla Kizzi Farias usará os resíduos após a retirada do leite vegetal da castanha para fazer uma receita de ricota temperada. Uma ótima opção para quem é vegano! Há quatro anos, Karla Kizzi Farias atua buscando mostrar, através do alimento que produz, que a culinária sem exploração animal e rica em vegetais pode ser, sim, apetitosa.

Logo mais, de 11h às 12h, é a vez da chef pâtissier Anna Paula Rezende, professora da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, ensinar a fazer um bombom de canjirão, feito a partir de um doce de castanha e derivados que é um patrimônio imaterial da nossa gastronomia cearense. Ficou curioso para conhecer? A aula-show “Bombom de Canjirão”, assim como as anteriores, também acontece no Centro de Design.

Atividades para o público infantil
As famílias também têm opções para curtir com as pequenas e os pequenos. Das 9h às 10h, na Gare, o grupo K’Os Coletivo apresenta o espetáculo “Guerra de Cup&Cake”, ação que conta com o apoio do Sesc. A peça traz a história de dois mestres cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. A improvisação teatral, aliada à palhaçaria e ao riso, dá o tom do espetáculo, cuja classificação etária é livre, atendendo a todo mundo que gosta de arte e gastronomia.

Em seguida, das 10h às 12h, as crianças poderão participar da Oficina de Vagão de Trem com Caixas de Papelão, conduzida por Simone Barreto e Bruna Beserra. Na atividade, que acontece no espaço do Mercado Gastronômico, a meninada entrará no clima da antiga Estação Ferroviária, utilizando material reciclável para a construção dos vagões. Depois, o público infantil seguirá em um passeio pelo equipamento, utilizando as próprias criações.

E nessa mesma perspectiva da memória, para quem ainda não viu o ensaio fotográfico “Nos Trilhos do Tempo”, 30 imagens produzidas pelos fotógrafos Chico Gomes e Regivaldo Freitas seguem à disposição na plataforma da Estação das Artes, propondo um singelo passeio pela história sobre aqueles trilhos.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes
O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 12h. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m2, o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Serviço:

Domingo na Estação
Dia: 08/05/2022
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 conforme decreto
estadual vigente

# Programação completa
9h às 12h – Feira Cultural da Reforma Agrária do MST
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h – Feirinha gastronômica
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h – DJ Isa Capelo
Local: Gare
9h às 10h – Espetáculo de teatro infantil “Guerra de Cup&Cake”, do grupo K’Os Coletivo
Local: Gare

10h às 12h – Oficina infantil de Vagão de Trem com Caixas de Papelão, com Simone
Barreto e Bruna Beserra
Local: Mercado Gastronômico

10h às 10h30 – Aula show “Leite vegetal de Castanha”, com a artista e militante do MST
Aspásia Mariana
Local: Centro de Design

10h30 às 11h – Aula show “Sobrou pra mim o bagaço da castanha”, com a
microempreendedora Karla Kizzi Farias
Local: Centro de Design

11h às 12h – Aula show “Bombom de Canjirão”, com a chef e professora da Escola de
Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Anna Paula Rezende

Local: Centro de Design
Rua Dr. João Moreira, 540, Centro

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.